sábado, 10 de maio de 2008

MIS e Marco participam da Semana Nacional de Museus 2008

O Museu de Arte Contemporânea (Marco) e o Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS) participam, de 12 a 14 de maio, da Semana Nacional de Museus 2008, contribuindo para um calendário nacional que conta com a participação de mais de 450 instituições brasileiras.

O objetivo é reunir em uma programação, divulgada em catálogo nacional, museus de todo o Brasil para a realização de atividades especiais com reflexões sobre o papel do museu na sociedade e o ofício de profissionais e artistas diretamente envolvidos nestas instituições. Nesta edição, que será realizada entre os dias 12 e 18 de maio, o tema será "Museus como Agentes de Mudança Social e Desenvolvimento", oferecendo a oportunidade de debater novos paradigmas que façam da cultura um instrumento fundamental de transformação e construção de uma nova sociedade.

O Museu da Imagem e do Som participa da Semana de Museus com duas palestras. A primeira, "O espaço do museu na mediação de conhecimento: uma contínua transformação de olhares", acontece no dia 13 de maio, às 19 horas, ministrada por Rafael Maldonado. A palestra propõe uma reflexão sobre a importância do papel educativo dos museus apontando ações fundamentais que ampliam o entendimento da função social dessas instituições. No dia 14 de maio, por sua vez, às 19 horas, Rubens da Costa Marques ministrará a palestra "Memória Edificada", sobre o patrimônio histórico e cultural de diferentes cidades de Mato Grosso do Sul.

"Mudar a concepção do público que vê o museu apenas como um 'lugar para se guardar coisas do passado' é o grande desafio das instituições museológicas que pretendem aproximar cada vez mais a sociedade de suas atividades", comenta Rafael Maldonado, coordenador do MIS.

Também o Museu de Arte Contemporânea realiza duas atividades durante a Semana de Museus, voltadas para as questões relacionadas à arte e inclusão social: a primeira será a palestra "Arte e inclusão social: Projeto A Cor das Ruas", no dia 13 de maio, às 19 horas, no auditório do Marco, e a segunda a oficina "Releituras de Obras do Acervo do marco", no dia 14 de maio, das 13h30 às 16h30, que já conta com a participação de adolescentes da Casa da Criança Peniel. As duas atividades terão como ministrante a artista plástica Ana Ruas e tem entrada franca.

Nenhum comentário: