sexta-feira, 16 de abril de 2010

Traje tem inaurugação na proxima segunda

O projeto Traje (Travessia Educacional do Jovem Estudante) é uma alternativa para a conclusão do ensino fundamental por jovens de 15 a 17 anos. A escola funciona no Colégio Osvaldo Cruz, na Avenida Noroeste, n° 5550, próximo ao Mercadão Municipal, e está em plena atividade. A inauguração oficial será no dia 19, às 8 horas e deve contar com a presença do prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho.

A iniciativa é pioneira no Brasil. Foi criada pela Semed (Secretaria Municipal de Educação) após determinação do Ministério da Educação de não permitir o ingresso de alunos com menos de 18 anos ao EJA (Educação de Jovens e Adultos). “Com isso, surgiu a preocupação com os problemas de convivência por conta da diferença de idades entre crianças e jovens na faixa dos 15 aos 17 anos”, explica Angela Brito, superintendente de gestão de políticas públicas educacionais da Semed.

A solução elaborada pela Semed foi uma proposta diferenciada de ensino na qual o jovem pode concluir o ensino fundamental em três anos e ainda receber formação para o mercado de trabalho. "A idéia é promover a travessia para o ensino médio ou vida profissional trabalhando a auto-estima e dando oportunidades”.

O colégio passou por uma reforma e recebeu novos pisos, forros e janelas, entre outras melhorias em sua estrutura. Até agora foram investidos cerca de R$ 500 mil e outras dependências ainda serão concluídas. O Traje tem capacidade para atender 1.500 alunos divididos em três turnos de 500 jovens cada.

Atualmente, a Semed contabiliza aproximadamente 4 mil alunos em situação de distorção idade/ano. Os motivos são diversos e vão desde problemas sócio-econômicos até discriminação, que provocam o baixo rendimento escolar e perda de interesse nos estudos levando a numerosas repetências.

Como funciona

A matrícula é feita pelos pais ou responsáveis no próprio Traje e no ingresso o aluno passa por uma avaliação. “Em seguida, o adolescente é encaminhado ao Bloco Inicial, onde a competência equivale do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, Bloco Intermediário (6º e 7º anos) e Bloco Final (8º e 9º anos)”, detalha Angela.

O ensino contém todas as disciplinas de uma escola regular, mas é cumprido de forma curricular. A formação educacional é complementada com oficinas de preparação para o mercado de trabalho adaptadas ao perfil dos jovens. Entre elas, monitoramento e promoção de eventos, aula de informática voltada para o design gráfico e sistemas operacionais, curso de Dj, artes cênicas e percussão.

“O foco está na auto-estima dos alunos e os professores receberam capacitação para reconhecer as características dos adolescentes e serem incentivadores desta proposta pedagógica. Eles irão aprender por meio de desafios e superação”. A equipe conta com 20 profissionais e irá chegar a 30 professores, além da coordenação.

Estão em fase de implantação dois laboratórios de informática com 25 computadores cada, dois laboratórios de ciências, dois de informática e um de artes. A escola conta com auditório, sala de para prática de artes marciais e amplo pátio com palco, mesas para refeições e mesa de pingue-pongue. Futuramente cada sala de aula receberá um televisor para complementação do ensino. Mais informações sobre o Traje podem ser obtidas por meio do telefone 3314-3800.

Nenhum comentário: