domingo, 18 de abril de 2010

Orquestra Baroca comemora 5 anos com série de concerto

Para comemorar os cinco anos de atividades, a Orquestra Barroca de Mato Grosso do Sul realiza concertos em Campo Grande, Corumbá, San José e Santiago de Chiquitos, na Bolívia.

As apresentações começam pela capital do Estado, no dia 22 de abril, às 20 horas, no Sesc Horto. No repertório, além de expoentes do período barroco, peças do Arquivo Musical de Chiquitos, escritas durante as missões jesuítas entre os séculos 17 e 18 e encontradas em 1970, no país vizinho.

De acordo com o maestro e violonista, Eduardo Martinelli, as obras foram enviadas pela organização do Festival Internacional de Música Renascentista e Barroca Americana da Associação Pró Arte e Cultura (APAC) da Bolívia, para o qual foram selecionados e se apresentam nos dias 28 e 29 de abril, nas cidades de San José e Santiago de Chiquitos, respectivamente.

O grupo é o primeiro do Estado a participar desse festival bienal, que em sua última edição reuniu grupos e orquestras de mais de vinte países da Europa, Ásia, Oceania, e Américas e em 2010, mais uma vez, realiza esse intercâmbio com representantes do Chile, Argentina, Uruguai, Polônia, Áustria, França, Inglaterra, Alemanha, Noruega, Bélgica, Itália, Estados Unidos, entre outros países, em 11 dias de festival.

A Orquestra Barroca que tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio de suas Fundações de Cultura e do Sesc, também se apresenta em Corumbá, no Moinho Cultural, no dia 26 de abril.

Nenhum comentário: