quinta-feira, 15 de abril de 2010

Rota Cine exibe Marçal de Souza e celebra Dia do Índio

Comemorando o Dia do Índio, a Fundação de Cultura, através do projeto Rota Cine MS, em parceria com a prefeitura de Maracaju, exibe amanhã (16 de abril), às 19h30, no Centro Cultural Professor Joaquim Feitosa Araújo, o filme Marçal de Souza. A exibição tem classificação livre e entrada franca.

O documentário descreve a luta pelos valores da cultura indígena de Mato Grosso do Sul e foi produzido por acadêmicos do curso de Multimídias da Faculdade Anhanguera, de Dourados como trabalho de conclusão de curso.

O filme de 20 minutos tenta resgatar a história de Marçal de Souza, líder indígena de etnia Guarani-Ñhandevá que foi um dos precursores na luta dos Guaranis pela recuperação e reconhecimento de seus territórios. O documentário tem direção de Ednaldo Rocha, produção de Dalila Cividini e Leonardo Fernandes e edição de Marcos Bonilha.

Vencedor da segunda edição do Festival Universitário de Audiovisual (FUA), em 2008, o filme Marçal de Souza fecha as comemorações referentes ao Dia do Índio em Maracaju começam nesta quinta-feira (15).

Rota Cine MS

O projeto Rota Cine MS leva a municípios do interior do Estado filmes que apresentam realidades brasileiras, integrando o público à arte.

“Levar o cinema às comunidades do interior, que não têm o acesso ao cinema, é uma das nossas metas, principalmente exibir filmes brasileiros para que as pessoas se vejam na tela. O Rota Cine MS superou nossas expectativas em público e em entusiasmo, dando uma clara demonstração de que o povo quer ver arte”, afimra o diretor-presidente da FCMS, Américo Calheiros.

Serviço: Outras informações no núcleo de audiovisual da FCMS no telefone 3316-9166 ou 9919-7976.

Nenhum comentário: