quinta-feira, 15 de abril de 2010

FCMS apresenta “Socorro minha casa é uma comédia” em Coxim

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura (FCMS), em parceria com a prefeitura de Coxim, e com a Funrondon, apresenta no próximo sábado (17), a partir das 19h30 no anfiteatro da UEMS, a peça de Espedito Montebranco “Socorro minha casa é uma comédia”.

O propósito da FCMS, em relação à difusão do teatro, é de aproximar a população dos espetáculos. Segundo Américo Calheiros, presidente da FCMS, as apresentações realizadas pela Fundação de Cultura são gratuitas, justamente para facilitar o acesso da população à arte teatral. “O resultado de nosso trabalho tem sido gratificante porque as pessoas têm aparecido em massa nos municípios onde as peças são realizadas”, enfatiza.

O município de Coxim, que completou 112 anos de emancipação, no último dia 11 de abril, de acordo com o coordenador de teatro da FCMS, possui uma raiz forte no teatro e faz com que o público sempre esteja presente nas apresentações. “São essas as razões que fazem com que a FCMS apóie a produção teatral no município e incentive apresentações para a formação efetiva de público. Em 2008 e 2009 foram realizadas importantes apresentações em Coxim pelo Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro e todos os espetáculos contaram com um grande público. Isso mostra a força cultural da cidade”, explica Veiga.

“Socorro minha casa é uma comédia” conta a história de Socorro, uma dona de casa frustrada por não ter alcançado seus maiores sonhos: o amor sublime e uma glamourosa e consagrada vida de atriz. Ao lado do pouco estudo e raras expectativas, projeta agora seus sonhos, como o "melhor" para seus filhos. Tem um marido comprometido com o bar da esquina e uma mãe alienada o dia todo na frente da televisão. Socorro não tem com quem dividir suas esperanças. O enredo, segundo o autor, diretor e ator, Espedito di Montebranco, discute e mostra para o público as contradições, os medos, a violência urbana, o convívio social, o preconceito, o machismo, o homossexualismo e a religião, além da influência da mídia, temperados com muito bom humor. “A peça é um grande laboratório. Criamos uma comédia com diálogos de uma família simples, com muito bom humor, que mostra como alegrar e formar público para o teatro”, frisa o autor.

O espetáculo é uma produção independente da AACP- Associação Artística Cultural Palco de Artes Cênicas, Esporte, Lazer e Promoção Social; do Grupo Teatral Palco; e Teatro de um homem so'lo. No elenco figuram os atores Camilah Brito, Jurema de Castro, Rodrigo Copat e Espedito di Montebranco, que assina também a autoria e direção do texto.

Nenhum comentário: