terça-feira, 13 de abril de 2010

Cinema de Horror exibe amanhã o filme Assassinos por Natureza

O filme “Assassinos por Natureza” é a próxima atração do projeto “Cinema d(e) Horror” e será exibido nesta quarta-feira (14). A exibição do filme acontecerá às 18h30, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A entrada é franca e o filme tem classificação de 16 anos.

O filme Assassinos por Natureza (Natural Born Killers/EUA/1994/Drama/119min), dirigido por Oliver Stone e com roteiro de Quentin Tarantino, traz no elenco Mickey Knox (Woody Harrelson) e Mallory Knox (Juliette Lewis) que mostram a união pelo desejo que um sente pelo outro e por amarem a violência. Eles mataram algumas dezenas de pessoas em três semanas, mas sempre deixam alguém vivo para contar quem fez os crimes. Mickey e Mallory viram atração através da imprensa sensacionalista e o repórter Wayne Gale (Robert Downey Júnior), o principal responsável, os coloca no programa de televisão American Maniacs. Mesmo a captura deles pela polícia só aumenta a popularidade enorme dos criminosos, o que motiva Gale em transformar tudo num grande circo.

A responsável pela mediação do debate após o término do filme será Marinez Gomes, acadêmica do terceiro ano do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e aluna de Iniciação Científica.

O filme será analisado a partir de questões da mídia sensacionalista e a banalização da violência, tendo como base os pressupostos teóricos do filósofo Theodor W. Adorno em sua crítica à cultura de massa ou indústria cultural que, nas palavras do próprio Adorno, “impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente”. O próprio ócio do homem é utilizado pela indústria cultural com o fito de mecanizá-lo e torná-lo violento.

O projeto Cinema d(e) Horror tem como parceira a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, sendo coordenado pela professora doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos, coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e por Carolina Barbosa Lima e Santos, mestranda de Estudos em Linguagens da UFMS. Tem duas exibições mensais e conta com a participação de alunos graduandos e mestrandos da área de Letras da UFMS para as exibições e mediações de debates de filmes que tratem da categoria "Horror" no plano das artes e conta também com a participação da sociedade campo-grandense.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica na rua 26 de Agosto, 453, ou pelo telefone 3317-1795.

Nenhum comentário: