sábado, 10 de abril de 2010

Domingo tem:Chapeuzinho Vermelho na casa da vovozinha

O Grupo Teatral Cenamania em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realizará no próximo domingo (11), às 16h, a apresentação da peça infantil “Chapeuzinho Vermelho na Casa da Vovozinha” no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A classificação é livre e o espetáculo tem duração aproximada de 50 minutos.

A peça é uma comédia infantil que envolve o público e mexe com a imaginação das crianças. Os seus personagens: Chapeuzinho Vermelho; menina inocente e faladeira, o caçador Chico Tonico; corajoso, porém, fracote e atrapalhado. Vovozinha bastante surda e lutadora de Judô e Karatê e o Lobo Mau; espertalhão e interesseiro, se envolvem numa série de confusões e trapalhadas.
Tudo começa quando o caçador Chico Tonico, ao fazer sua ronda matinal, descobre que a Vovozinha está com enxaqueca e avisa a Chapeuzinho Vermelho. Esta, por sua vez, decide levar para a Vovó uma cesta com doces e remédios. No meio do caminho encontra o Lobo Mau, que acabara de fugir do zoológico, e após muita conversa, ele a convence a ir pelo caminho da floresta. Enquanto isso, esperto que é, o Lobo vai pelo caminho da ponte que é bem mais curto, planejando chegar primeiro, devorar a Vovó e depois a Chapeuzinho.

O Caçador Chico Tonico quando fica sabendo das armações do Lobo, também vai para a casa da Vovozinha, só que por um terceiro caminho, que é um atalho. Quando todos chegam na casa da Vovozinha vira uma grande confusão, com perseguições, disfarces, karatê e muita, mas muita bagunça até que tudo fique esclarecido e as coisas voltem ao seu devido lugar.
"Chapeuzinho Vermelho na casa da Vovozinha" é um espetáculo que serve como uma experiência nova para o Grupo Cenamania, pois é concebido sem texto, todo feito na base do improviso, porém, baseado em um roteiro fixo. Dessa forma, os atores têm total liberdade para criar diálogos novos em cada apresentação, na hora em que estão em cena, sem fugir, no entanto, da estória. Isto faz com que cada apresentação seja sempre diferente da outra.

Os ensaios se iniciaram no início de 2002 e o espetáculo tem sido uma das grandes sensações do Grupo Cenamania, já foi apresentado em diversos locais de Campo Grande (MS) e na cidade de Bela Vista (MS). Em 2002, o espetáculo recebeu indicações aos prêmios de Melhor Diretor (Alex Faria), Melhor Atriz (Tatiane Ozz), Melhor Ator (Valdivino Gomes) e Melhor Cenário no "XXIII Festival Sul-Mato-Grossense de teatro", realizado na cidade de Corumbá.

O espetáculo foi montado pela primeira vez no ano de 2002, com direção geral de Alex Faria, assistência de direção de Samanta Ferreira e Valdivino Gomes e na produção Lívia Velasco.

Em 2009, a peça foi remontada pelo grupo, com direção de Wilkler Magalhães, tendo no elenco: Alex Faria (Lobo Mau), Fernanda Versolato (Chapeuzinho Vermelho), Tatiane Ozz (Vovozinha) e Valdivino Gomes (Caçador Chico Tonico).

O texto da peça é dos Irmãos Grimm, com adaptação e cenografia do Grupo Teatral Cenamania, direção e sonoplastia de Wilkler Magalhães, iluminação de Ana Paula Dameão, figurino do Teatral Cenamania (idealização) e Antonieta Carvalho (confecção) e produção de Marta Nogueira.

O Grupo Teatral Cenamania foi fundado em 1991 e já apresentaram diversas peças dentre elas “O Pároco”, “Um brinde à Loucura”, “Adorlescentes”, “Conversa pra mais de metro”, “Um brinde a Lord Byron”, “Um brinde ao Modernismo”, “O patinho feio – Um estranho no ninho”, “A Revolta dos Brinquedos”, “Fogueira do Bem”, “Uma viagem Encantada”, “Morte e Vida Severina”, “Saltimbancos”, além de apresentações teatrais em empresas e eventos culturais. O grupo montou a peça adulta “Esculápia”, que estreou em setembro de 2004, participando em 2005 do XXV Festival Sul-Mato-Grossense de Teatro. Em 2009 o Grupo retorna aos palcos remontando a peça infantil “Chapeuzinho Vermelho na casa da Vovozinha”, com nova produção e elenco.

Ingressos no valor de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1795 de terça a sábado das 8h às 22h e domingo das 14h às 19h

Nenhum comentário: