quarta-feira, 21 de abril de 2010

Professora impetuosa é personagem de espetáculo na Capital

Estréia em Campo Grande na próxima semana a peça teatral ‘Apareceu a Margarida’ com atuação de Arce Correia, o mesmo criador da personagem Maria Quitéria. O espetáculo é um monólogo tragicômico que retrata o comportamento ditatorial de uma professora que não está adequada à realidade temporal de seus alunos. A peça, que traz características modernas na linguagem e no figurino, é uma denúncia do sistema da ditadura militar que leva o público a refletir as ditaduras atuais em que vive.



No espetáculo, Dona Margarida é uma professora impetuosa e autoritária que vive sua primeira aula com uma turma de alunos do 5° ano primário, representados pela própria platéia. De comportamento rígido e sarcástico, Dona Margarida fala da importância da obediência, do respeito e da justiça, com o objetivo de preparar sua turma para o exame de admissão para o ginásio. O primeiro encontro da professora com os alunos acaba, contudo, sendo muito mais que uma simples aula e se torna uma lição de vida. “A Dona Margarida vai enredando os alunos com a platéia de tal forma que o público chega a concordar com a professora”, afirma o ator.



O texto ‘Apareceu a Margarida’ é de 1973 de autoria de Roberto Athayde e já recebeu mais de 300 montagens pelo mundo afora, inclusive na Broadway. No Brasil, já foi encenado por Marília Pêra, sendo as décadas de 70 e 80 seus anos de maior sucesso.



O espetáculo é um projeto do Teatral Grupo de Risco que foi contemplado com o Prêmio Funarte (Fundação Nacional das Artes) de Teatro Myriam Muniz, em 2009. Nesta edição do Prêmio, 86 projetos foram selecionados de mais de dois mil inscritos nas cinco regiões brasileiras.



A montagem protagonizada por Arce Correia conta com a direção de João Lima e com a assistência de direção de Roma Roman. O diretor do espetáculo, assim como o autor do texto, estará presente na estréia do espetáculo. Para Arce, tal prestígio será de grande valia, já que este ano o Grupo comemora 22 anos de criação.



O espetáculo tem produção de Paulo Matoso, cenário de Márcia Gomes, iluminação de Cadu Fluhyr e produção gráfica de Paula Bueno e Mary Saldanha. Há três meses ensaiando, a equipe espera passar a real idéia do que Dona Margarida quer transmitir por meio de um monólogo dinâmico e fiel à dramaturgia.



Além das apresentações na capital, a peça também será encenada em Corumbá, Dourados, Cuiabá, Goiânia e Distrito Federal. Para realizar as apresentações, o Grupo conta com patrocínios da Fundação Nacional de Artes, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, porém, ainda precisa de mais incentivo local. Segundo Arce, “aqueles que apoiarem a cultura, terão suas marcas divulgadas por onde a peça passar”. São parceiros do projeto o Sistema Fecomércio de Mato Grosso do Sul, Sesc e Senac.



Arce Correia - ator

Arce Correia é integrante do Teatral Grupo de Risco desde 1998. Em sua trajetória de doze anos de teatro em Campo Grande, conquistou seu espaço no meio artístico local construindo uma carreira repleta de talentos e premiações. Foi ator, diretor, bailarino, coreógrafo, oficineiro, preparador corporal de atores e criou a famosa personagem de performance de comédia e humor, com a qual se apresenta há quase dez anos, Maria Quitéria.



João Lima - diretor

João Lima é um conceituado nome do teatro brasileiro. Formou-se em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral em 1993, em Salvador/BA, e, desde então, já dirigiu dezenas de peças. Recebeu quatro prêmios de melhor espetáculo e, em 2005, o Prêmio Brasken de Teatro de melhor diretor.



Roberto Athayde - autor

Roberto Athayde ganhou fama pelo mundo como o autor de ‘Apareceu a Margarida’. O espetáculo já recebeu produções em diversos idiomas e foi encenado e dirigido por celebridades do teatro internacional. Ele próprio já dirigiu a peça em Toronto, São Francisco e Nova York.


Serviço

Em Campo Grande, o espetáculo ‘Apareceu a Margarida’ acontece nos dias 24 e 25 de abril às 20h no Teatro Prosa – Sesc Horto, em Campo Grande. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada, sendo válida para estudantes, professores, idosos, artistas e comerciários) e estarão a venda a partir de terça-feira, dia 20 de abril, no Sesc Horto e na sede do Teatral Grupo de Risco, situado à Rua José Antônio, n° 2.170. Mais informações pelo telefone (67) 9941-2422.

Nenhum comentário: