sábado, 17 de abril de 2010

Projeto Exposição Literária da FCMS

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza na próxima terça-feira (20), às 14h30, a segunda edição de 2010 do projeto “Exposição Literária”, que acontece mensalmente na Biblioteca Pública Isaías Paim, unidade da instituição. Idealizada pelo presidente da FCMS, Américo Calheiros, a exposição traz a cada edição um tema que esteja relacionado com livros que já integram o acervo da biblioteca.

No lançamento de cada exposição nova, alunos de escolas de 1º e 2º grau e de universidades são convidados para assistirem palestras seguidas de um bate- papo com especialistas sobre o tema da “Exposição Literária”. Nesta edição, “Literatura Infanto-juvenil” é o tema em destaque, em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no próximo dia 18. Na ocasião, a professora Ângela Catone, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), vai falar sobre a literatura infantil no Brasil e em Mato Grosso do Sul.

Ângela Catone é graduada em Letras e mestre em Comunicação Social. Professora nos cursos de Letras e Filosofia e de pós-graduação na Universidade Católica Dom Bosco, coordena ainda o Programa de Educação e Diversidade da Universidade Católica Dom Bosco e os projetos de extensão Gibimania, Contadores de histórias, alfabetização de jovens e adultos, entre outros.

A FCMS em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, realiza o projeto de extensão Gibimania, que promove visitas de acadêmicos de letras a escolas da Capital para o desenvolvimento de atividades de cultura e entretenimento para crianças do pré-escolar ao 5º ano do ensino fundamental dos períodos matutino e vespertino.

Além disso, foi montado um espaço de leitura, dentro da Biblioteca Isaías Paim, para os gibis. O local também recebe grupos para visitação de escolas e instituições variadas.

Gibimania é um projeto de extensão desenvolvido pela UCDB há 10 anos e tem como objetivo principal incentivar a leitura e a escrita de crianças e adolescentes com atividades pedagógicas como jogos, dinâmicas, confecção de materiais, dramatizações, entre outros e, é claro, momentos de leitura e interpretação de textos, sempre a partir da leitura de histórias em quadrinhos.

Serviço

A Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas. No local estão disponíveis à sociedade cerca de 30.000 títulos para empréstimo e/ou consulta.

Para se associar à Biblioteca Pública Estadual, é necessário um comprovante de residência, uma foto 3x4, um documento de identidade e a taxa de R$ 5,00 (por semestre) para a manutenção do acervo. Mais informações nos telefones: (67) 3316-9175 (67) 3316-9175 (67) 3316-9175 (67) 3316-9175 / 9161.

Nenhum comentário: