quarta-feira, 21 de abril de 2010

FAS: Filmes e documentário são exibidos ao ar livre

Integrando a programação de cinema do 7° Festival América do Sul (FAS), será exibido o documentário “Buena Vista Social Club” na sexta-feira (30), às 19 horas, na Praça da Independência. O filme dirigido por Wim Winders foi premiado com um Grammy na categoria melhor documentário em 2004.

“Buena Vista Social Club” começa com o sonho louco e perseverante de Wim Winders (diretor) e Ry Cooder (produtor) que conseguiram reunir os melhores músicos de Cuba em 1998 e que fizeram história na era da melhor música cubana de todos os tempos. Tudo começou com encontros boêmios realizados no final da década de 50.

Os músicos Ibrahim Ferrer, Eliades Uchôa, Compay Segundo, Omara Portuondo e outros expoentes da música cubana se reuniam em um bar boêmio chamado “Buena Vista Social Club”. Dentre músicas e depoimentos desses artistas sobre suas vidas, muitos deles com mais de 60 anos, o documentário, além de transportar os telespectadores a Cuba da década de 50, mostra a beleza desse país, nas suas mais variadas vertentes já em meados de 1998.

O documentário, que é gravado em Havana, destaca canções como Veinte Años, interpretada pela cantora Omara Portuondo, Chan Chan, por Eliades Ochoa; De Camino A La Vereda, por Ibrahim Ferrer; El Cuarto De Tula, por Eliades Ochoa; Pueblo Nuevo, por Rubén González; Dos Gardenias, por Ibrahim Ferrer; Y Tú Qué Hás Hecho?, por Compay Segundo, El Carretero, por Eliades Ochoa; Candela, por Ibrahim Ferrer; Amor De Loca Juventud, por Compay Segundo; Orgullecida, por Compay Segundo; Murmullo, por Ibrahim Ferrer; Buena Vista Social Club, por Rubén González; La Bayamesa, por Manuel ‘Puntillita’ Licea.



Whisky


Já no sábado, às 19 horas, ainda na Praça da Independência, haverá a exibição do filme “Whisky” de 95 minutos de duração, com a direção de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll. O filme, considerado comédia dramática, conta a história de um viúvo que ao saber da visita de um irmão da cidade propõe à funcionária de confiança de sua fábrica que se faça passar por sua esposa enquanto ele estiver na cidade. Essa visita desencadeia uma série de situações engraçadas, porém deprimentes, revelando o tédio que se instalou na vida dos dois.


Nosso Planeta, Nossa casa


O filme francês “Nosso Planeta, Nossa casa” também será um dos documentários que integram o quesito cinema do 7° Festival. O filme será apresentado no domingo (2), também na Praça da Independência, às 19 horas. Com a direção de Yan Arthus e Bertrand, o filme transmite ao longo de uma sequência através de 54 países, toda filmada dos céus, sua admiração e preocupação com o planeta e finca a pedra fundamental para mostrar que, juntos, precisamos reconstruí-lo.

Nenhum comentário: