quinta-feira, 29 de abril de 2010

Danças Urbanas

A dança é uma das artes presentes na programação do 7º Festival América do Sul. Paula Águas, a Companhia Dançurbana e o Grupo Funk-se levam ao público de Corumbá quatro espetáculos que apresentam desde a força da expressão urbana através da dança até a singeleza das fábulas infantis. O Espaço Cultural Casa Vasquez, o Palco Pantanal – uma das novidades desta edição – e a Praça de Puerto Quijarro serão os panos de fundo para as apresentações das três companhias de dança durante os cinco dias do Festival América do Sul.

A programação de dança do festival começa hoje (29) com as Fábulas Dançadas de Leonardo Da Vinci, da coreógrafa Paula Águas. A apresentação será às 15h no Espaço Cênico Casa Vasquez. O espetáculo nasceu a partir do lançamento, em 2008, do álbum Fábulas Dançadas de Leonardo Da Vinci, de Alfredo Sertã. A coreógrafa percebeu que o CD era extremamente visual e montou o espetáculo para materializar em gestos e movimentos toda a magia contida nas fábulas de Da Vinci.

O Palco Pantanal é o mais novo espaço para as apresentações do festival, e é ele que vai reunir a maior parte dos espetáculos de dança. Paula Águas volta a se apresentar hoje ao público neste palco, desta vez com o espetáculo Qual é a Música? Uma apresentação inusitada, onde quem escolhe a trilha sonora é a plateia. O púbico poderá escolher entre os CDs espalhados pelo palco e a qualquer momento trocar a trilha sonora do espetáculo. Com esta proposta interativa de apresentação, Paula quer mostrar como é possível fazer a construção dinâmica do solo a partir de estímulos que recriam a coreografia durante a apresentação. Qual é a Música? será apresentado às 19h, no Palco Brasil, no Porto Geral de Corumbá.

Amanhã (30), o Palco Brasil recebe a Companhia Dançurbana, com o espetáculo Plagium. De acordo com o grupo, a apresentação pretende questionar a autoria em dança e quais ferramentas usadas para que uma criação seja considerada autêntica – Original ou Cópia? Como descobrir se o que vejo é cópia? E o que eu penso, é original? O grupo de formado por jovens de Campo Grande apresenta o mesmo espetáculo de dança no dia 1º, às 15h, em Puerto Quijarro, na Bolívia.

Outro grupo sul-mato-grossense, o Funk-se, se apresenta na cidade boliviana no dia 1º. A Praça de Puerto Quijarro vai receber o espetáculo Treze, que faz um apanhado da obra de seus 13 anos de existência. Nesta apresentação o grupo vasculha seu passado e traz à tona emoções, movimentos re-dançando coreografias criadas desde 1996, provocando um choque de épocas e de linguagens que resultam em momentos únicos. O mesmo espetáculo será apresentado às 20h30 no Palco Pantanal.

Confira a programação completa do 7º Festival América do Sul no site www.festivalamericadosul.com.br.

Nenhum comentário: