quarta-feira, 28 de abril de 2010

André abre hoje Festival America do Sul em corumbá

O governador André Puccinelli abre oficialmente hoje (28) o 7º Festival América do Sul (FAS), no município de Corumbá. A solenidade será realizada às 19 horas, na Praça Generoso Ponce, no Palco das Américas. A abertura do festival vai contar também com homenagens e participação dos dez países que integram as manifestações artísticas do evento cultural. Todas as atrações, nos cinco dias do FAS são gratuitas.

De acordo com a programação, na abertura oficial do FAS haverá queima de fogos e, logo em seguida, a partir das 20 horas, o ilusionista Dimy vai presentear o público com um show de mágica. Na sequência, sobe no Palco das Américas o cantor Diogo Nogueira. Os shows musicais continuam a partir das 22h10, no Palco Brasil, com a cantora Juci Ibanez e logo mais o Padre Fábio Vieira e a Banda Amor Supremo.

Até o dia 2 de maio, serão realizados grandes shows musicais, dança, teatro, circo, exposições de artes plásticas, mostras de artesanato e cinema, apresentações de artistas de rua, debates e palestras. Neste ano, Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela mais uma vez transformarão Corumbá no centro da América do Sul, promovendo a integração dos povos e realizando o maior encontro de cultura do ano.

Homenageados

A tradição do Festival América do Sul de homenagear personalidades que fazem a cultura sul-mato-grossense e sul-americana abre espaço para seis personalidades neste ano. A 7ª edição do FAS destaca expoentes do teatro, da literatura, da dança e das artes plásticas, além de reconhecer o valor da fundadora do Projeto Massa Barro, e de homenagear o Banho de São João.

Confira os homenageados: Glória Levy (Teatro); Ignácio de Loyola Brandão (Literatura); Humberto Espíndola (Artes Plásticas); Neide Garrido (Dança); Josephina Por Deus da Silva (fundadora do Projeto Massa Barro); Banho de São João (Cultura); Banho de São João (Cultura) - Festeira Reginalda Mendes Vera e Banho de São João (Cultura) - Festeira Maria Paula da Silva.

Na noite de abertura, será inaugurada a Galeria dos Homenageados, onde o público poderá conhecer durante todo o festival um pouco da história dessas personalidades.

O evento é uma realização do governo do Estado, com a participação da Prefeitura de Corumbá. Já toda a programação cultural do festival é fruto da curadoria compartilhada entre a Fundação de Cultura do Estado (FCMS) e a Fundação Memorial da América Latina – ligada ao governo do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário: