quarta-feira, 28 de abril de 2010

FAS:Seis personalidades serão homenageados hoje

A tradição do Festival América do Sul de homenagear personalidades que fazem a cultura sul-mato-grossense e sul-americana abre espaço para seis personalidades neste ano. A sétima edição do FAS que será aberta oficialmente hoje (28) e segue até o dia 2 de maio destaca expoentes do teatro, da literatura, da dança e das artes plásticas, além de reconhecer o valor da fundadora do Projeto Massa Barro e de homenagear o Banho de São João.



Na noite de abertura, será inaugurada a Galeria dos Homenageados, onde o público poderá conhecer durante todo o festival um pouco da história dessas personalidades.



Glória Levy (Teatro) – Uruguaia, dedicou sua vida ao teatro. Tem passagem por todo o continente sul-americano, além da Europa, Estados Unidos e Japão. É crítica, diretora, atriz e professora de teatro, ligada aos núcleos de dramaturgia no Uruguai, Argentina e México. É diretora artística e coordenadora do Festival Internacional de Teatro de Montevidéu e curadora das três edições do Festival Ibero-Americano de Teatro no Memorial da América Latina em São Paulo.

Ignácio de Loyola Brandão (Literatura) – Começou ainda menino, na cidade de Araraquara (SP). Escreveu o primeiro romance, Dias de Glória, no caderno do ginásio. Hoje, é autor premiado, de contos, romances, biografias, crônicas, antologias, cartilhas, alguns traduzidos para o alemão, coreano, inglês, espanhol, húngaro e italiano, outros adaptados para o teatro e para o cinema. Recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Contos, em 1999, por "O homem que odiava a segunda-feira".

Humberto Espíndola (Artes Plásticas) - O sul-mato-grossense Humberto Espíndola já nasceu artista e com este dom encanta o público deste 1967, quando apresentou sua Bovinocultura, no IV Salão de Arte Moderna do Distrito Federal. Hoje, seus bois, mandalas, gravuras e obras já contam mais de 38 exposições, individuais e coletivas, além de fazer parte de acervos nos cinco continentes e terem sido premiadas diversas vezes, por seu talento e trajetória.

Neide Garrido (Dança) - A bailarina, coreógrafa e produtora cultural Neide Garrido fez da dança a sua vida. À frente do Ballet Isadora Duncan, assinou obras contemporâneas como Origens, A Espera e Redoma, e realizou espetáculos clássicos como Carmen, Drácula, Reminiscências e O Lago dos Cisnes. Ganhou diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais, principalmente em dança moderna, jazz e dança contemporânea.

Josephina Por Deus da Silva (fundadora do Projeto Massa Barro) - O nome Josephina Por Deus da Silva está intimamente ligado à história da Casa Massa Barro. Corumbaense, Josephina faz parte do grupo que fundou a Casa, em outubro de 1982. Por suas brilhantes atuações em quase todas as diretorias da Instituição, tem tido ao longo de quase três décadas, participações ativas nos trabalhos da Massa Barro, tanto na composição das peças, como na orientação dos artesãos iniciantes.

Banho de São João (Cultura) - Todo dia 23 de junho, em Corumbá, a imagem de São João é levada em procissão até o Porto Geral para um banho de renovação e bênçãos. A festa é uma tradição que chegou com a comunidade árabe em 1882 e promove a valorização das tradições folclóricas e da cultura corumbaense, que se manifesta por meio das rezas e das crenças. Em 2010, esta manifestação foi reconhecida oficialmente como Patrimônio Cultural Imaterial de Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário: