quarta-feira, 21 de abril de 2010

FAS terá três palcos e programação espalhada por Corumbá

A estrutura do Festival América do Sul, em Corumbá, terá novidades nesta sétima edição. Além de ganhar um novo palco – o Palco Pantanal, localizado no porto geral -, a programação também vai acontecer em um novo espaço, que é o Centro de Convenções do Pantanal. Outra novidade é a mudança de endereço do Palco Brasil neste ano.

Grandes atrações ganham o centro das atenções do público do festival no maior palco montado para o evento: o Palco das Américas terá uma estrutura em formato geo – com a cobertura arredondada – em uma altura de 1,80 metro. O palco continua a ser montado na Praça Generoso Ponce, mas em 2010 ele terá um novo “vizinho”. O Palco Brasil agora vai ficar mais próximo do Palco das Américas, montado em frente ao Clube Corumbaense.



A área do Porto Geral recebe um palco que terá o pantanal como fundo, destinado para apresentações teatrais e outras programações que demandam proximidade com o plateia. Será um palco menor, com 70 centímetros de altura, mas um novo espaço para a cultura no festival. Próximo ao porto geral também fica o Centro de Convenções do Pantanal, que agora vai receber as sessões de cinema com classificação etária restrita e ainda as palestras e o bate-papo literário.



O Festival América do Sul continua com toda a programação cultural distribuída pela cidade, assim como já acontece desde as edições anteriores, apresentações de teatro e exposições terão lugar garantido no Instituto Cultural Luis Albuquerque (ILA), que fica em frente à Praça da República, onde acontecem as sessões de cinema livre para o público. Na Casa Vasquez, próxima ao Porto Geral, será montado um espaço cênico. O Moinho Cultural e o Muphan também estão dentro da programação do FAS. Até a cidade boliviana de Puerto Quijarro recebe algumas atrações do festival que promove a integração das culturas sul-americanas.

A região da Praça Generoso Ponce é a que concentra a maior parte da estrutura do festival. O pavilhão de exposição dos países vai ser montado na avenida Marechal Cândido Rondon, com uma estrutura pensada de modo a garantir o menor impacto ambiental possível. O piso foi elaborado com madeira licenciada e recuperada. O espaço também recebeu mais aberturas para saída de ar quente e diminuir a utilização de ar condicionado.

Stands da Polícia Militar, saúde, patrocinadores e parceiros do festival também serão montadas na Praça Generoso Ponce. A estrutura prevê ainda um espaço para a Feira Corumbá, com 30 tendas para comerciantes de Corumbá para a venda de produtos típicos da região, como artesanato e comidas regionais. A feira tem seu espaço reservado na Rua 15 de novembro, entre as ruas Delamaris e a Marechal Cândido Rondon.

Nenhum comentário: