quinta-feira, 15 de abril de 2010

FAS: Bate-papo aborda boa música e comercial sem qualidade

Uma das atrações do Festival América do Sul é o Quebra-Torto com Letras, um café da manhã pantaneiro com bate-papo literário. Nesta edição, um dos convidados é Zuza Homem de Mello, musicólogo, jornalista, radialista e produtor musical. No evento que abre a etapa literária do 7º FAS, ele apresenta um contraponto da boa música e da produção comercial sem qualidade. O bate-papo acontece no dia 29, a partir das 8h, no Moinho Cultural.



Zuza Homem de Mello estudou na School of Jazz de Tanglewood, Massachussets (EUA) com o contrabaixista Ray Brown; na Juilliard School of Music de Nova York (musicologia) e na New York University (literatura inglesa) acrescido de estágio na Atlantic Records, nos USA em 1957 e 1958. São mais de 40 anos dedicados ao garimpo e estímulo do que há de melhor na música brasileira incluindo cursos, palestras e os livros A Canção no Tempo (2 volumes, com Jairo Severiano), A Era dos Festivais, João Gilberto, Música nas veias e Eis aqui os Bossa Nova.



Trabalhou na TV Record por cerca de dez anos, onde atuou como engenheiro de som de programas musicais e dos festivais da Record, além de booker na contratação de atrações internacionais. Entre 1977 e 1988, concentrou suas atividades no rádio e na imprensa – nesse período produziu e apresentou o premiado Programa do Zuza, na Rádio Jovem Pan AM; fez crítica de música popular para O Estado de S. Paulo; escreveu para diversas revistas e coordenou a Enciclopédia da música brasileira.



Desde 1958 realiza palestras e cursos sobre Música Popular Brasileira e Jazz no Brasil e no exterior, tendo sido também jurado dos mais importantes festivais de música no Brasil. Nos últimos dois anos tem dado regularmente cursos a cada semestre na Casa do Saber.



Foi presidente da Associação dos Pesquisadores da MPB e escreveu os livros Música popular brasileira cantada e contada (Melhoramentos, 1976), A canção no tempo, dois volumes em co-autoria com Jairo Severiano (Editora 34, 1997-98), João Gilberto (Publifolha, 2001), A Era dos Festivais (Editora 34, 2003), Música nas veias (Editora 34, 2007) e Eis aqui os Bossa Nova (Editora Martins Fontes, 2008). Continua escrevendo colaborações especiais para os principais órgãos de imprensa do país e, com freqüência, para o suplemento de fim de semana do Valor Econômico.




Outras atrações




O Quebra-torno do dia 29 terá ainda outras atrações: o lançamento do livro “Segurança Pública e Qualidade de Vida”, de Alírio Villassanti; e bate-papo literário com Guimarães Rocha, com o tema “Grandezas da literatura sul-mato-grossense”.

Nenhum comentário: