quarta-feira, 21 de abril de 2010

FAS: Gloria Levy fala sobre teatro no Mercosul

Por sua contribuição e incentivo à arte teatral latino-americana, a atriz, diretora de teatro, professora e crítica uruguaia Gloria Levy será homenageada durante o 7° Festival América do Sul, que acontece de 28 de abril a 2 de maio, em Corumbá.



Sua participação no Festival América do Sul acontece na sexta-feira (30) com a palestra “Movimento teatral no Mercosul”, que será realizada no Centro de Convenções do Pantanal, às 15 horas.



Gloria Levy foi fundadora do teatro Circular de Montevideo, capital do Uruguai, em 1954, e organizadora de nove edições da Mostra Internacional de Teatro de Montevideo, iniciada em 1984. Também foi membro da comissão redatora da Lei de Teatro que criou o Fundo Nacional de Teatro, em 1985, e vice-presidente da Associação Internacional de Críticos Teatrais da Unesco entre 1992 e 1996. Participou de vários festivais de teatro na América do Sul e Europa e está ligada aos núcleos de dramaturgia no Uruguai, Argentina e México. Atualmente é curadora do Festival Iberoamericano de Teatro de São Paulo.



Além de Gloria, durante a sétima edição do evento também serão homenageados o escritor Ignácio de Loyola Brandão, o artista plástico Humberto Espíndola, a bailarina Neide Garrido, Josephina Por Deus da Silva do projeto Massa Barro e as festeiras Maria Paula da Silva e Reginalda Mendes Vera, do Banho de São João. A homenagem que será concedida à Gloria Levy em Mato Grosso do Sul foi noticiada na versão digital do jornal uruguaio El País no dia 12 deste mês.



O público do festival inclui artistas, intelectuais, pensadores, autoridades governamentais, estudantes e turistas da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Além das apresentações musicais haverá exposição de artes plásticas, encontros literários, oficinas de Coreografias Marciais e Clown, palestras, mostras de artesanato e cinema; espetáculos de dança, teatro e circo.

Nenhum comentário: