quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cena Som apresenta hoje o espetáculo de dança “Intenso”

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) realiza uma edição especial do projeto Cena Som, inserida dentro da comemoração da “Semana pra Dança”, com o espetáculo “Intenso”, da artista, pesquisadora e bailarina Patrícia Leal de Salvador (BA). O espetáculo tem classificação livre e acontece nesta quinta-feira (15), às 20 horas, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, com entrada gratuita.

Após o término do espetáculo, que tem em média 25 minutos, acontecerá uma mesa redonda abordando o tema “Espaço de pesquisa/espaço de arte: um fluxo de ideias” com Patrícia Leal (UFBA), Yan Chaparro (UCDB), Marcelo Victor da Rosa (UFMS) e Fernandes Ferreira de Souza (coordenador do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Uems), tendo como mediadora Denise Parra (coordenadora da Pós Graduação em Dança/UCDB).

O espetáculo de dança “Intenso” é fruto de uma trilogia desenvolvida por Patrícia Leal, na pesquisa de doutorado no Instituto de Artes da Unicamp. "Intenso" focaliza no paladar seu estímulo central à criação. Para o desenvolvimento dessa obra o vinho foi utilizado como referência gustativa, que aliou à percepção dos sabores as possibilidades táteis. Desta maneira, a construção deste solo, que pode contar com a participação de convidados, foi efetivada em experimentações em duo, por meio do contato improvisação. Percepções gustativas e táteis somaram-se para uma estruturação solo que traz como tema o amor.

A estrutura coreográfica de “Intenso” alia técnicas de composição como a acumulação, bem como técnicas de improvisação, conferindo sutilezas significativas na dinâmica qualitativa do trabalho. Além disso, a estrutura do espetáculo é inovadora por permitir uma interface de linguagens entre a dança e música, entre movimentos e sons. O espetáculo conta com trilha sonora original do violoncelista Marcelo Martinez Vieira. Uma das melodias que compõem a trilha foi especialmente composta pela intérprete, com arranjos e harmonia do músico.


Em termos poéticos, “Intenso” aborda o amor em suas polaridades. A solidão e o encontro. O desejo e a recusa. A intimidade e a distância. O medo do aproximar-se e o sentimento em carne viva. Uma entrega de dor e prazer. O espetáculo é um questionamento sobre os nossos próprios limites no amor; o ar que enche nossos pulmões de vida e de espaço ou o que nos sufoca pelo pavor de viver intensamente; o que define os contornos da pele e se esvai nos braços do outro. Intenso, denso, lúcido.

Patrícia Leal é artista, pesquisadora e docente. É diretora do “EnOutros”, projeto de pesquisa e criação em Dança, que culminou no desenvolvimento dos espetáculos “EnOutros” e “Silêncio” (1998/00), “Limites” (2001/02), “Se as paredes tivessem sentidos” (2003/04), "Amargo Perfume" (2005), “Intenso” (2007) e “Variações sobre chocolates” (2008), nos quais atua como intérprete-criadora. “Amargo Perfume” foi selecionado pelo edital de ocupação da Caixa Cultural em 2005/06, e “Intenso” foi selecionado para o projeto Solos de Dança do Sesc Pinheiros em São Paulo em 2007.

Patrícia é membro da Cooperativa Paulista de Dança. Doutora pelo Instituto de Artes da Unicamp, mestre em Artes/Dança formada pela Unicamp e bacharel em Comunicação Social pela Unesp. É docente na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Possui publicações nos Cadernos de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unicamp, anais de congressos e páginas na Internet. É autora do livro “Respiração e expressividade: práticas corporais fundamentadas em Graham e Laban”, publicado pela Editora Annablume e Fapesp.

Desenvolveu uma pesquisa de mestrado em que se preocupou com as relações entre a respiração e o movimento expressivo. Em seu doutorado pesquisou metodologias de criação em dança contemporânea, baseadas nos sentidos, enfatizando o olfato e o paladar.

Mais informações sobre a “Semana pra Dança” podem ser obtidas no Núcleo de Dança da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul pelo telefone 3316-9169. O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de Agosto, 453, Centro.

Nenhum comentário: