sábado, 10 de maio de 2008

Quilombo Boa Sorte recebe oficina de trançado de bambu

O Quilombo Boa Sorte, no município de Corguinho, recebe de 12 a 21 de maio, dentro do projeto Artesania-MS, a Oficina de Bambu ministrada pela artesã Vânia Cristina Arguelho.

Promovida pela Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), a oficina é voltada principalmente para as mulheres da comunidade. Durante as aulas elas vão aproveitar o bambu para desenvolver a técnica do trançado para confecção de artigos em sua maioria utilitários, como peneiras e balaios. Os artesãos retiram o material para produção da própria região, rica em bambu, fibras, vegetação e Cipó Urubamba, utilizado para produção de cestarias.

Há 13 anos desenvolvendo o artesanato, a campo-grandense Vânia Arguelho já promoveu oficinas em Aquidauana, Quebra Coco (distrito de Sidrolândia) e no próprio Quilombo Boa Sorte. A artesã retorna ao quilombo para aperfeiçoar as técnicas ensinadas. "Elas já produzem e comercializam materiais trançados de bambu, a intenção agora é aperfeiçoar este material para sua comercialização. Este tipo de artesanato é bem aceito pelo mercado, pois agrega o rústico ao moderno", explica a artesã.

As peças produzidas pelo quilombo já ganharam mercado nacional, quando foram expostos e comercializados no 5º Festival América do Sul (FAS) e na II Feira Internacional de Negócios do Artesanato (DF).

Nenhum comentário: