terça-feira, 6 de maio de 2008

Poeta Rubenio é o convidado do "Conversa com o Escritor"

O Poeta e escritor Rubenio Marcelo, que é membro e secretário-geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, é o convidado e palestrante da próxima edição do importante Projeto “Conversa com o Escritor” (3ª Edição - 2008) que acontecerá nesta quarta-feira (07 de maio), às 19h30min, no IESF (Instituto de Ensino Superior/Funlec – Rua Cacildo Arantes, 322 – B. Cachoeira – Campo Grande/MS), para os acadêmicos do Curso de Biblioteconomia e Pedagogia. O evento lítero-cultural-educativo é promovido pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Fundação Municipal de Cultura (FUNDAC) e proporciona a presença dos principais escritores regionais nas escolas e universidades locais para uma livre interação artístico-pedagógica com o público presente (alunos e professores).
Na ocasião, o poeta Rubenio Marcelo estará falando sobre a sua obra literária, e também acerca da Literatura regional, e especificamente sobre o tema “A Importância da Literatura e da Cultura Popular na Educação”, destacando a história e a relevante contribuição da moderna Literatura de Cordel nos dias atuais e nos ciclos culturais e educativos. Rubenio Marcelo, que também é compositor, estará também ilustrando a sua palestra com temas musicais de sua autoria e composições da MPB voltadas para o tema da sua palestra.
Membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (da qual é o atual secretário-geral), Rubenio Marcelo é também membro da Academia Maçônica de Letras (AMLMS) e da União Brasileira dos Escritores (UBE-MS). Fiel defensor da arte eclética, possui mais de vinte anos de exercício ativo na Literatura. É autor de sete livros publicados: “Fragmentos de Mim”, “Cantar Pra Viver”, “Estigmas do Tempo”, “O Metrô de São Paulo”, “Reticências... Sonetos & Outros Poemas”, “A Cultura Popular na Educação” , e “Graal das Metáforas – Sonetos e Outros Poemas” (este lançado em nível nacional pela Editora Viena, de São Paulo, em 2007 e 2008). Possui também dois CDs musicais de sua autoria já gravados e lançados. É o atual presidente da Comissão Permanente de Análise de Candidatos da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Recentemente foi homenageado em João Pessoa (PB), quando lançou seu novo livro naquela capital e participou de vários eventos e encontros culturais na região. Foi eleito recentemente o Patrono da Cadeira nº 12 da Academia Mª Ester de Leitura e Escrita (Fortaleza/CE). Ministra palestras, oficinas literárias e apresentações na área lítero-cultural no Estado e em outras regiões do país.
Rubenio Marcelo possui importantes premiações nacionais e regionais em diversos concursos culturais, como as mais recentes: - “Festival Nacional Andorinha de Poesia” (RJ); - Prêmio Nacional Directv “A Liberdade em suas mãos”; - “Prêmio Nacional Metrô de São Paulo/CPTM”; - Troféu Ouro do Concurso Nacional “Mural de Poesia”; - 1º lugar do Concurso Internacional de Poemas promovido pelo Reservaer e AVBL; - 1º lugar (campeão) do Concurso “XVII Noite Nacional da Poesia” (promovido pela UBE/Funcesp – maio/2004); - Finalista e 3º lugar em declamação do concurso "XVIII Noite Nacional da Poesia" (UBE/FUNDAC - maio/2005).

Nenhum comentário: