terça-feira, 6 de maio de 2008

Artista plástica Kátia D`Ângelo expõe na Morada dos Baís

Uma das telas da Kátia a serem expostas na Morada

Uma das telas da Kátia a serem expostas na Morada

A artista plástica Kátia D’Angelo inaugurará nesta terça-feira (6), a Exposição “Cores e Formas” na Morada dos Baís, em Campo Grande, onde reunirá suas últimas obras em óleo sobre tela. Nascida em 1973 na Capital, a artista começou a pintar aos 12 anos de idade, autodidata, não possui formação acadêmica. Kátia foi casada com o conhecido artista plástico Ilton Silva – filho de um dos baluartes da cultura sul-mato-grossense, “Conceição dos Bugres” – com quem aperfeiçoou sua técnica.

As formas geométricas estão presentes em todos os seus trabalhos. Cores fortes retratam as várias faces da mulher em seu cotidiano em vilas ou favelas. A artista prefere não nomear individualmente suas obras, optou por temas reproduzidos em séries que giram em torno de temáticas regionais. Seu estilo lembra as obras do espanhol Pablo Picasso nos últimos dez anos de sua carreira, onde a figura feminina é retratada ao lado de formas arredondadas, contraste de cores e denúncia social.Mas, a comparação pára por aí, porque a artista não retrata o erotismo presente em cada pincelada do espanhol. As mulheres criadas pelos pincéis de Kátia D’Angelo expressam “a proteção maternal” como ela chama a força inerente das mães que lutam para dar dignidade para seus filhos.

Esse novo trabalho de Kátia trás a perfeita harmonia entre o primitivo e o moderno, onde as influências de Tarsila do Amaral, Picasso e Di Cavalcanti, alguns de seus pintores preferidos, se misturam ao temas regionais. Ela é considerada hoje uma das mais promissoras e expressivas artistas contemporâneas do Estado, tendo seus trabalhos espalhados por todo o Brasil e algumas obras em Portugual.

O vernissage de abertura terá início às 19 h. O público que assinar o livro de visitas concorrerá ao sorteio de uma das obras da artista no final da exposição, que vai até o dia 18 de maio.

Nenhum comentário: