sábado, 3 de maio de 2008

MIS traz em maio também Cinema de Horror

Durante o mês de maio, Museu da Imagem e do Som (MIS) dá continuidade a seus projetos de audiovisual: "Conhecendo o Cinema Brasileiro", que acontece sempre às sextas-feiras, a partir das 16 horas, e "Cinema no Museu", com o tema 'Cinema (de) Horror'. A entrada é sempre gratuita.

A agenda de exibição de filmes no MIS se inicia dia 9 (sexta-feira), às 16 horas, com o filme: "Muito gelo e dois dedos d'água". O filme é uma louca comédia que combina toques de humor negro e ingredientes de perseguições policiais. Tudo isso temperado com grandes sucessos da música pop nacional do fim dos anos 80, num clima de muita sensualidade. Um filme diferente com elementos de cartoon e uma introdução em animação. No mesmo dia, às 18h30, será exibido o filme "Irreversível", narrado de trás para frente, que conta a história de uma vingança. A primeira seqüência mostra dois amigos desesperados, Marcus (Vincent Cassel) e Pierre (Albert Dupontel), saindo pelo submundo de Paris à procura do homem que teria estuprado e espancado Alex (Monica Bellucci), a atual namorada de Marcus e ex-namorada de Pierre. Em seguida, a narrativa volta passo a passo no tempo para mostrar como Marcus e Pierre descobriram o nome do autor do crime, recuando até o próprio estupro e os eventos que o antecederam.



No dia 12 (segunda-feira), às 18h30, o horror volta à telinha do MIS com "Dançando no Escuro", um filme que conta a história de Selma, interpretada por Björk, imigrante do Leste Europeu que vai para os Estados Unidos acompanhada de seu filho. Portadora de uma doença hereditária que a deixará cega em pouco tempo, Selma trabalha dia e noite com um só objetivo: poder pagar uma cirurgia para o filho, que sofre do mesmo mal. A paixão por filmes musicais torna-se a única válvula de escape da pobre moça em sua vida tão difícil. Revelada ao público como uma artista completa, o filme rendeu à atriz o Globo de Ouro e um prêmio em Cannes.



No dia 16 (sexta-feira), às 16 horas, o cinema nacional volta com o filme "O Homem do Ano", filme que marca a estréia de José Henrique Fonseca como diretor de longa-metragem. A trajetória de um vendedor de carros usados desempregado que vira assassino profissional e, finalmente, dono de uma empresa de segurança, é traçada a partir de um acontecimento vulgar, corriqueiro, que vai ganhando uma surpreendente dimensão. Este anti-herói chama-se Máiquel (Murilo Benício), rapaz da periferia carioca que perde uma aposta, pinta o cabelo e vende a alma ao diabo. Moreno, se vê obrigado a ficar louro para cumprir com a palavra e acaba sentindo-se um novo homem.



No dia 21, às 18h30, será a vez de "A Experiência". O filme é uma intensa viagem de emoções e vingança que tem como pano de fundo uma realidade simulada em uma prisão, onde o preço da vida de um homem equivale à sua habilidade para continuar vivo.



No dia 30, "Apocalipse Now" fecha a agenda de cinema de maio no MIS, a partir das 18h30. Um clássico do cinema, vencedor de dois Oscars (fotografia e som) três globos de Ouro (diretor, roteiro e ator coadjuvante – Robert Durvall) e da Palma de Ouro em Cannes. Dirigido por Francis Ford Coppola, o filme conta a história de um tenente que tem como missão encontrar e conter um coronel que enlouqueceu em plena selva do Vietnã.



O Museu da Imagem e do Som é uma unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e funciona de segunda a sexta das 12h às 18h, na Avenida Afonso Pena, 2702. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3325-1530.

Nenhum comentário: