sábado, 3 de maio de 2008

Filmes sobre Suécia e Libéria ganham prêmios Tribeca

Um filme de terror adolescente e um documentário norte-americano sobre uma ativista pela paz na Libéria ganharam, na quinta-feira, os principais prêmios do Festival de Cinema Tribeca de Nova York

Let the Right One In, dirigido por Tomas Alfredson, recebeu o prêmio de Melhor Filme, enquanto Pray the Devil Back to Hell, do diretor Gini Reticker e narrado por Angelique Kidjo, ficou com o prêmio de Melhor Documentário. Ambos os filmes superaram 11 finalistas e ganharam 25 mil dólares cada um.

Peter Scarlet, diretor artístico de Tribeca, disse que a maioria dos prêmio da sétima edição do festival - que foi fundado após os ataques de 11 de Setembro para ajudar a revitalizar Manhattan - foi para as mãos de "cineastas e realizadores que estão na primeira etapa de suas carreiras".

Números dos organizadores mostraram que durante o evento, que termina no domingo, serão exibidos 121 longas-metragens e 79 curtas de 41 países.

Let the Right One In conta a história de um menino sueco de 12 anos que é vítima de ameaças na escola e sonha em se vingar. Ele fica amigo da vizinha que deseja muito mais do que simplesmente amizade - ela quer sangue.

Pray the Devil Back to Hell registra a história de uma ativista pela paz na Libéria, que ajudou a pôr fim na guerra civil do país entre 1989 e 2003, na qual morreram mais de 200 mil pessoas. Sua campanha terminou com a eleição da presidente Ellen Johnson-Sirleaf, a primeira mulher eleita chefe de Estado na África.

O prêmio de Melhor Jovem Cineasta foi para My Marlon and Brando, de Huseyin Karabey, baseado em uma história de amor verdadeira de uma atriz turca que vai à fronteira com o Iraque depois da invasão liderada pelos Estados Unidos, em 2003, para juntar-se ao seu noivo curdo.

O diretor espanhol Carlos Carcas recebeu o prêmio de Melhor Documentarista jovem por Old Man Bebo, no qual retrata o músico cubano Bebo Valdés, ganhador de dois Grammys aos 81 anos de idade.

O prêmio de Melhor Ator ficou com Thomas Turgoose e Piotr Jagiello por seus papéis no filme britânico Somers Town, enquanto Melhor Atriz foi para Eileen Walsh, do filme irlandês Eden.

Reuters

Nenhum comentário: