domingo, 24 de maio de 2009

Show dos Jonas Brothers arrasa a Praça da Apoteose no Rio

Isaac Ismar/terra
Direto do Rio de Janeiro

A Praça da Apoteose, famosa pelos desfiles das escolas de samba, em vez das batidas dos tambores, recebeu na noite deste sábado os acordes do maior fenômeno adolescente da atualidade, a banda Jonas Brothers. Foi a primeira vez que os norte-americanos se apresentaram no Rio e no Brasil. Cerca de 18 mil pessoas compareceram para ver de perto os irmãos Nick, Joe e Kelvin pela turnê The Jonas Brothers World Tour. O show durou aproximadamente 90 minutos e emocionou as fãs.


Antes dos Jonas Brothers subirem ao palco, a banda brasileira Cine se apresentou para o público que já lotava a Praça da Apoteose. Em seguida, Demi Lovato, outra estrela pop que tem se destacado nos últimos tempos, surgiu para alegria da platéia. Simpática e com uma camisa da seleção brasileira de futebol, a jovem cantora conseguiu esquentar os fãs.

Gritos, cartazes e figurino especial
A tarde e o início da noite foram longas para os pais que acompanharam os filhos ao show do Jonas Brothers. Faltando cerca de duas horas para a apresentação começar, homens e mulheres de meia idade estavam sentados em plena Praça da Apoteose, aguardando o show ser iniciado. Enquanto isso, meninos e meninas estavam ansiosos para ver os ídolos, tentando buscar os melhores lugares.

Antes da apresentação, a produção precisou recolher cartazes e cartas jogadas no palco. Na pista, muita histeria. Berros, crises de choro e olhares atentos fizeram parte de toda a passagem dos irmãos Jonas pelo Sambódromo carioca. Em alguns momentos era impossível não tentar proteger os ouvidos dos agudos gritos das fãs mais exageradas.

Rostos pintados e as iniciais da banda, "JB", escritas nos braços também eram comuns. Outra cena recorrente, bem antes do show, foi a curiosidade das jovens em tentar ver Nick, Joe e Kelvin no camarim. A missão na era fácil. Precisava se espremer nas grades ao lado do palco. Mas algumas delas garantiram para a mãe ter visto um dos integrantes. "Era ele sim! Estava de camisa branca. Eu vi!", afirmou uma adolescente.

Emoção do início ao fim
Ao som de We Will Rock You, famosa música do Queen, os irmãos Jonas entraram no palco montado na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro. Violinos, trompete e saxofone também deram o tom nesta chegada apoteótica, mas quase não podiam ser escutados por causa dos gritos das fãs.

A histeria foi ainda maior quando os rapazes deram alguns pulinhos, correram e foram até bem próximo do público, cruzando uma passarela planejada bem à frente do palco. Joe, Nick e Kevin estavam em uma noite inspirada e conseguiram passar toda a energia dos jovens para os fãs.

A cada performance mais ensaiada, como tocar as guitarras em sincronia, a platéia delirava de emoção. Um dos maiores sucessos da banda, Hold On foi cantada a plenos pulmões. "Vocês estão prontos para se divertir esta noite?", perguntou Joe.

A resposta veio com mais gritos, choros e desmaios. Alguns pais tiveram muito trabalho para tentar controlar as emoções dos filhos. A empresária Simone de Aguiar, 47 anos, mãe da adolescente Ana Paula de Aguiar, 17, estava surpresa com o comportamento da filha, que chorou durante praticamente toda a apresentação. "Nunca a vi assim em lugar nenhum", disse. "Estou chorando porque o show está ótimo. Se pudesse iria pra São Paulo atrás deles", contou Ana Paula, que é de Belo Horizonte e veio ao Rio exclusivamente para ver os Jonas Brothers de perto.

Em Goodbnight and Goodbye, Joe e Kevin fizeram acrobacias no palco, provocando mais gritaria das pistas e arquibancadas. Bem à vontade com o público carioca, os três irmãos quase sempre interagiam com os fãs. Ora pediam palmas, ora mãos erguidas e contagem regressiva. Durante a canção Video Girl, Joe tirou a jaqueta e a jogou no palco. Logo depois, ele pediu a câmera a um cinegrafista e brincou com o equipamento.

Com aproximadamente 40 minutos de apresentação, já quase na metade do show, alguns pais demonstravam cansaço. Tentavam se refrescar com água ou refrigerante. Quem procurou por cerveja, se decepcionou, pois não havia comercialização de nenhum tipo de bebida alcoólica na Praça da Apoteose, já que o show era para um público jovem, a maioria menor de idade. Mães e pais que não sentiam tanto cansaço naquele momento ofereciam seus ombros para que os filhos pudessem ver o trio de irmãos mais de perto e com uma visão privilegiada.

No palco, Joe, Kevin e Nick pegaram seus banquinhos e sentaram na passarela, bem perto dos fãs, para a apresentação de Gotta Find You, acompanhados de duas moças que tocavam violinos, para um momento mais romântico do show. Logo em seguida, Demi Lovato foi convidada a voltar para cantar This is Me.

Esperada por muitos, Tonight não passou despercebida em meio a tantos êxitos da banda. "Esta é a minha favorita", garantiu Alice Farias, de 9 anos. "Vocês são um dos melhores públicos do mundo", elogiou Nick Jonas.

Antes de cantar o sucesso Little Big Longer, ele esperou pela chegada de um piano branco, no qual tocou mais uma música, Look Me in the Eyes. "Esta canção é pra vocês. E vocês são minha inspiração", agradeceu Nick, que teve seu nome gritado.

Ainda em Look Me in the Eyes, Joe subiu no piano e agitou a bandeira brasileira, provocando mais histeria das fãs. Os gritos ganharam volume durante Burning Up, quando ele foi até bem próximo do público e agradeceu o carinho em português. "Obrigado". Aliás, Joe estava tão empolgado que decidiu refrescar a cabeça com uma garrafa de água e aproveitou para também molhar a platéia.

E para encerrar em grande estilo, os rapazes voltaram, após uma breve pausa, vestidos com camisas personalizadas da seleção brasileira de futebol. Cantaram Hello Beautiful e um dos maiores sucessos da banda, S.O.S. Antes de deixarem o palco, saudaram o público de todos os setores da Praça da Apoteose.

Nenhum comentário: