quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sarau dos Amigos destaca hoje imagens e bom humor

A décima sétima edição do Sarau dos Amigos tem teatro, artes plásticas, fotografia, lançamento de livro e música. A varanda do encontro recebe exposições do artista plástico Dagô, com obras em acrílico sob tela que denotam questões ecológicas e reflexões sobre a trajetória do homem. No mesmo espaço o público confere diversas imagens do Pantanal, dos fotógrafos Jean Fernandes e André Siqueira, captadas em projetos da Ong Ecoa – Ecologia e Ação.



Eliane Leão Fernandes lança o livro Agora é minha vez de falar! Do básico à oratória política Atores da Associação Cultural Fulano di Tal apresentam com bom humor e criatividade um trecho da peça “Crônicas!”. Sob a direção de Marcelo Leite e Marcelo Mariano, os atores Leôncio Moura e Lucas Marinho interpretam a crônica do esporte.



Entre as atrações musicais já confirmadas, o Sarau dos Amigos recebe a performance sonora e cênica da Banda Dona Gertrudes, o Pop-rock da banda Tema Absoluto, a MPB e Pop de Junior e Shogum, Vinícius Bozzano e Andrezão, além da cantora Camila. O cantor Nelsão da Viola apresenta o melhor da música sertaneja e o pagode é representado pelo grupo @trevidos.com. Entre uma atração e outra, há espaço para canjas musicais e declamação de poemas.



Artistas independentes da Gobepi, acadêmicos de Artes Visuais da UFMS, estarão presentes no encontro para falar um pouco sobre a associação que estão montando.



Serviço: O Sarau dos Amigos acontece toda última quinta-feira do mês, das 19h às 22h. O endereço é rua Elvira Matos de Oliveira, 927, bairro Universitário (atrás da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues), Campo Grande-MS, na residência do ator e jornalista Eduardo Romero. Informações pelos telefones (67)9619-6703 ou (67) 9215-3082.



Artes plásticas

Dagoberto Pedroso, Dagô, nasceu em São Paulo, SP, e reside em Campo Grande desde 1983. Na sua atual fase desenvolve um trabalho voltado para as questões ecológicas e as reflexões sobre a trajetória do homem. A passagem do tempo, o eterno devir, a finitude de todas as coisas estão representadas através de símbolos: a espiral, as linhas tracejadas, as folhas que caem, entre outros. Sobrepondo veladuras, realizadas com a técnica de tinta acrílica sobre tela, cria imagens leves e serenas, de grande força, com influência da arte e da filosofia oriental.



Teatro

Nesta edição do Sarau o teatro é representado pela Associação Cultural Fulano di Tal, que traz o bom humor e a criatividade da peça “Crônicas!”, com a cena da crônica do esporte. Os atores Leôncio Moura e Lucas Marinho contam a saga do esportista Ulisses, onde propõem uma reflexão sobre o espírito esportivo, seus benefícios à saúde, a importância da vitória, e ainda, a preparação física de um atleta vencedor, com um final pra lá de inusitado. A direção é de Marcelo Leite e Marcelo Mariano.



Música

“Dona Gertrudes é uma banda dramática e performática que busca a experimentação a fim de unir a música e o teatro, transformando suas apresentações em grandes saraus cômicos. A maior inspiração são os anos 80, de onde saem grandes clássicos do pop, rock, new wave e toda transformação social contida nesse período\", explica Breno Benetti. Além dele, fazem parte da trupe os artistas Fabricio Franco, Julio Victor, Felipe \"Corvão\", Josiane Vargas, Cris Machado, Katiuska Azambuja, Camila Nham e Oswaldo Guimarães.



Livro

Eliane Leão Fernandes lançou recentemente o livro \"Agora é minha vez de falar! Do básico à oratória política\". A obra resulta do desejo de aprender com a vontade de ensinar. A autora buscou, dentro do contexto da oratória, inserir conteúdos que contemplassem desde o orador iniciante, passando pelo orador que já possui alguns conhecimentos do assunto, até abranger a oratória voltada aos futuros candidatos a cargos públicos dentro da esfera da política, ou mesmo ao político que, antenado com as novas tendências, procura aperfeiçoar-se cada vez mais.



Artistas associados

Gobepi Artistas Associados é um grupo de artistas independentes, acadêmicos de Artes Visuais da UFMS, que pretende atuar em técnicas diversificadas, como designer gráfico, ambientações artísticas, pintura a óleo, muralismo, entre outras. O objetivo é fortalecer a produção, divulgação, comercialização e fomento aos profissionais reunidos.



Exposição fotográfica:



Destaques da exposição:



1) Arara Vermelha (Jean Fernandes) - no Pantanal ela reina, seu cartão de visitas é a bela plumagem vermelha, cor dominante em quase todo o corpo. As asas são azul escuro, com uma faixa esverdeada. A cara é branca, com linhas de penas pequenas e vermelhas na frente do olho. Bico branco na parte de cima e negro na parte de baixo. Estrutura de bico mais poderosa do que na arara-canindé.



2) Amolar (André Siqueira): região mais selvagem do Pantanal, onde populações tradicionais vivem no extremo, ao lado de onças e muitos animais selvagens.



3) Tuiuiu (Jean Fernandes): Considerada a ave símbolo do Pantanal, o tuiuiú possui um longo pescoço com uma faixa vermelha, em contraste ao grande bico preto, não tem turista ou até mesmo moradores da região que ao ver o Tuiuiu não para pra observar.


Nenhum comentário: