domingo, 24 de maio de 2009

Projeto Peixes de Bonito é tema do Programa Terra da Gente

A rica fauna de peixes dos rios de Bonito e a importância do conhecimento científico para a conservação biodiversidade dos ecossistemas aquáticos foram temas de reportagem do Programa Terra da Gente. Com o objetivo de mostrar novidades científicas e a atual situação do conhecimento sobre a ictiofauna, o Programa Terra da Gente visitou diversos locais da região da Serra da Bodoquena. O programa, na íntegra, pode ser acessado pelo site da EPTV/Globo, através do link http://eptv.globo.com/emc/0,0,1,1453;1,bonito+-+bloco+1.aspx



Com a colaboração de pesquisadores do Projeto Peixes de Bonito, a equipe da EPTV Campinas, afiliada à Rede Globo, registrou aspectos dos estudos e descobertas sobre ecologia e comportamento de peixes. Desta forma, o repórter Eduardo Sozo e o experiente cinegrafista Carlos Coutinho procuraram os biólogos do Projeto Peixes de Bonito para repassarem informações sobre as principais espécies de peixes, suas dietas, comportamentos mais marcantes, relação dos peixes com a mata ciliar e importância da educação ambiental para o turismo. Na ocasião, também foi apresentado o Guia Subaquático de Peixes da região de Bonito, a ser publicado pela Uniderp/Anhanguera, em parceria com a Conservação Internacional e Editora Habitat.



Durante as gravações do programa, o biólogo José Sabino acompanhou a equipe em locais como o Recanto Ecológico Rio da Prata e Balneário Municipal de Bonito, locais onde se concentraram pesquisas do Projeto Peixes de Bonito e foram feitas as gravações subaquáticas. A reportagem foi exibida no último dia 16 de maio, no interior de São Paulo e Sul de Minas, e irá ao ar via satélite (canal Superstation da Globo) em junho, em data a ser definida.



Peixes de Bonito



O Projeto Peixes de Bonito foi idealizado pelo biólogo José Sabino, professor e pesquisador da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – Uniderp/Anhanguera.



Iniciado em 2000, o projeto tem parceria com diversas instituições de pesquisas e organizações não-governamentais do Brasil e do exterior. O Projeto Peixes de Bonito envolve atividades de pesquisa em ecologia e comportamento de peixes e tem como objetivos a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos rios do Planalto da Bodoquena. Vários estudos e ações vêm construindo um sólido conhecimento para ajudar a conservar esse patrimônio natural brasileiro. Em Bonito, o projeto concentra suas atividades no rio Sucuri (Fazenda São Geraldo) e em Jardim, no rio Olho D\\\'Água (Recanto Ecológico Rio da Prata). Há também pesquisas no rio Formoso, o principal rio da região de Bonito.



Peixes de Bonito tem reconhecimento nacional e foi premiado pela Editora Abril, em 2002, na categoria Fauna, com o I Prêmio Super-Ecologia. Em 2005 recebeu o II Prêmio do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), categoria Setor Acadêmico.



Terra da Gente



O programa nasceu em junho de 1997 depois do sucesso de vários especiais premiados da EPTV sobre ecologia e meio ambiente que viraram Globo Repórter. O objetivo do programa é passar, de forma agradável e atrativa, a mensagem de conservação de nossas riquezas naturais.



O programa ajuda as pessoas a conhecerem as belezas naturais e a importância da biodiversidade. O \\\"fio condutor\\\" é o peixe, mas além da pescaria (só pesca esportiva e artesanal) o programa mostra também o entorno: viagem, pontos turísticos, condições da mata ciliar, fauna em geral, gente da terra, clipes com música-raiz, receitas e conservação ambiental entre outros temas relacionados.



O programa é semanal, tem 40 minutos de duração, divididos em quatro blocos. É produzido, editado e distribuído pela EPTV Campinas, afiliada da Rede Globo. Da gravação à edição, tudo é feito com equipamentos digitais de última geração (HDTV). O Terra da Gente é exibido por 20 emissoras de sinal aberto em seis Estados (SP, MG, MT, MS, PA e PE). As áreas de cobertura dessas 20 emissoras somam cerca de 38 milhões de habitantes.



Desde janeiro de 2002 passou a ser exibido também para todo o Brasil, aos domingos, às 7:00h, via antena parabólica (o canal Superstation da Globo). São 8 milhões de parabólicas no país e 26 milhões de telespectadores potenciais, segundo dados da Rede Globo.



O Terra da Gente é exibido também pelo Canal Internacional da Globo para 114 países nos 5 continentes: diversos países das Américas (entre eles os Estados Unidos e, Canadá), África, Austrália, Japão e, a partir de novembro de 2002, também para toda a Europa. Nas emissoras EPTV, na Parabólica e no Canal Internacional da Globo o apresentador é Ciro Porto. As outras emissoras regionais trocam o apresentador para dar ao programa uma \\\"cara\\\" local, aproximá-lo do telespectador.



Nenhum comentário: