quinta-feira, 28 de maio de 2009

Paredes Revisitadas tem reapresentação na capital no sábado

O Espetáculo “Paredes Revisitadas” retorna aos palcos de Campo Grande para uma única apresentação no dia 30 de maio no Teatro Prosa do Sesc Horto dentro da programação da “4ª Mostra Sesc Terena de Artes”. O trabalho saiu de cartaz no final de abril na capital, fez 15 apresentações em 30 dias de temporada entre Campo Grande e Curitiba, a partir de junho o trabalho vai para o interior do estado pelo Circuito Sul-Matogrossense de Teatro promovido pela FCMS, no segundo semestre o grupo cumpre agenda em outros estados.



Sobre o Espetaculo

Poucos movimentos, poucos gestos, não existe toque físico, uma sala, baratas e o inferno.

Ao questionar a condição humana, em suas crenças e ações, o espetáculo “Paredes Revisitadas” do Mercado Cênico, entra em cena com um drama que mostra a linha tênue que existe entre o ato bom e mau dos seres humanos.

Desta forma, o trabalho de direção e enredo pretende provocar no público diversas sensações que poderão causar estranhamento. No entanto este trabalho em cima da obra de Sartre é inédita em Mato Grosso do Sul

Baseado na obra do filósofo francês Jean-Paul Sartre, cujo existencialismo é fundamentado na morte como uma contingência, o diretor Vitor Hugo Samudio adaptou de forma intrigante e curiosa a história de três personagens que juntos descobrem o verdadeiro inferno por meio de suas condutas, frustrações, até então, a luta pelos seus próprios limites. Logo, rompe a “carapaça” destes personagens e despe seres humanos negligentes e repugnantes.

Garcia (Bruno Moser) é um literato, Inês (Patrícia de Andrade) uma funcionária pública e lésbica, e Estela (Gláucia Pires) tem um complexo de aceitação, usa seu corpo em diversas situações. Eles são levados até uma sala fechada e terão que permanecer para sempre ali, enclausurados, condenados a uma vida sem interrupção. Eles têm somente a companhia do outro. Começam a convivência eterna, crucial.

A consciência de cada um se esbarra no muro do outro. Inês se sente atraída por Estela, que se sente atraída por Garcia, que tenta se esquivar até o momento em que revela que não pode amar Estela, porque a conhece demais. Então Estela, movida por seu complexo, traz para Garcia a questão do desejo. Ela só precisa disso. Nos primeiros instantes do drama eles ainda mantêm relação com o mundo terreno, ouvindo colegas, mulheres, maridos, etc. Mas, até o momento em que são desligados por completo dessas vozes e imagens. Assim, passam a depender da aceitação dos companheiros, sentimento que mistura ternura e ódio.



Sobre o Proximo Trabalho

De acordo com o diretor Samudio, o Mercado Cênico já começa os preparativos para a montagem do novo espetaculo que terá como titulo: INCONTONÁVEIS. O diretor explica que este novo trabalho fará um dialgo em tempo real, com uma dramaturgia construida a partir do processo, vai tratar de questões socias, culturais e politicas. \"Nosso próximo trabalho vai traçar um paralelo com a realidade, com um ar mais debochado e descontraído que será conduzido ao drama inconsciente\". Trabalho este que tem o patrocinio da Funarte e Petrobrás, atraves do Premio Myriam Muniz.

Serviço:

Paredes Revisitadas é produzido pelo Mercado Cenico, tem a direção de Vitor Hugo Samudio, no elenco Patrícia de Andrade, Bruno Moser e Gláucia Pires. A reapresentação vai acontecer no dia 30 de maio (sábado) às 20h, no teatro Prosa/Sesc Horto, ingressos à venda nas lanchonetes das unidades do Sesc por R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia).

Nenhum comentário: