sexta-feira, 15 de maio de 2009

Moacyr Scliar abriu ontem a 22ª Noite Nacional da Poesia

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundac - Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a UBE/MS (União Brasileira de Escritores do Mato Grosso do Sul), realiza a 22ª Noite Nacional da Poesia nesta sexta, 15 de maio, às 19 horas, no anfiteatro da MACE, na rua 26 de agosto, 63. A abertura da Noite, de ontem, ficou por conta da participação especial do renomado escritor Moacyr Scliar que apresenta um bate papo literário sobre sua obra.

Moacyr Scliar é médico, especialista em Saúde Pública e Doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública. Ocupa a cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras. Gaúcho de Porto Alegre, nascido em 1937, é autor de 80 livros em vários gêneros: romance, conto, ensaio, crônicas, ficção infanto-juvenil, lançados nos seguintes países: Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Inglaterra, Itália, Rússia, Tchecoslováquia, Suécia, Noruega, Polônia, Bulgária, Japão, Argentina, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Canadá, entre outros.


O projeto Noite da Poesia foi criado em 1987 e institucionalizado em 1989, através do decreto Municipal n.º 5882 que determina sua realização anual com o objetivo de estimular o aprimoramento da produção literária e divulgar os trabalhos da área mediante concurso, o projeto tornou-se nacional no ano de 2000 com a participação da renomada escritora e poeta Adélia Prado.

Para o diretor presidente da Fundac, Athayde Nery, o evento é um dos mais importantes do centro-oeste na literatura e já se consolidou como uma noite de reflexão e apreciação da boa poesia. “Receber um membro da Academia Brasileira de Letras em Campo Grande é uma honra para nós e mostra quanto a administração municipal está voltada para a cultura em todas as suas áreas e em especial com a literatura”, destacou.

Ainda nessa Noite, os organizadores prestam homenagem especial a duas autoridades literárias pelos relevantes feitos em prol da cultura sul-mato-grossense: o escritor Abílio Leite de Barros e a artista plástica e escritora Nelly Martins (in memorian).
No dia 15 serão apresentadas as 10 poesias finalistas do concurso e premiados os três melhores classificados. Mais informações 3314 3220.

Nenhum comentário: