quinta-feira, 28 de maio de 2009

Exposição “O Redário” é opção no Centro Cultural

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul está com a exposição “O Redário” da artista plástica Ana Ruas, na Galeria Wega Nery do Centro Cultural José Octávio Guizzo.

A exposição retrata a intervenção de uma esquina com muitas redes de diferentes cores que lá se encontram, da sobreposição de tons e do cruzamento de linhas, questionando como é possível reinventar a urbanização e dialogar com o espaço.

“O Redário” teve como inspiração a esquina da avenida Afonso Pena com a rua Padre João Crippa, formada a céu aberto há 11 anos, cria uma nova estética para este espaço urbano. Um lugar bastante visível no cruzamento de ruas movimentadas. O que vem à mente: rede lembra cantinho, varanda, aconchego, lar, descanso merecido.

O trabalho de Ana Ruas fala de todas as redes dessa esquina, da reinvenção estética do espaço criada por um vendedor que organiza a mercadoria de maneira despojada sem a intenção de intervir. Mostra o encantamento provocado pelo conjunto dessas redes, o diálogo criado entre as formas e as cores.

Intervenção Urbana é o termo utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais realizadas em espaços públicos. No início, um movimento “underground” que foi ganhando forma com o decorrer dos tempos e se estruturando. Mais do que marcos espaciais, a intervenção urbana estabelece marcas de corte. Particulariza lugares e, por decupagem, recria paisagens. Existem intervenções urbanas de vários portes, indo desde pequenas inserções através de adesivos (stickers) até grandes instalações artísticas.

Ana Ruas é artista plástica e realizou sua primeira intervenção em espaços públicos em 1987, em Lagoa Vermelha/RS, na Prefeitura Municipal. Entre 1.989 e 1.995 em Campinas e em escolas da rede pública na capital de São Paulo.

A artista vive e trabalha desde 1.996 em Campo Grande onde apresenta propostas utilizando grandes espaços. Em 2004, foi convidada a realizar uma intervenção dentro do Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO). Em 2005, apresentou registros fotográficos de Murais através dos Projéteis de Arte Contemporânea, FUNARTE no Rio de Janeiro. Em 2008, além da pintura de três novos viadutos, apresentou a exposição individual “Era uma vez” no MARCO. Em 2009, a artista tem apresentado propostas de intervenções dentro de espaços que abrigam obras de caráter contemporâneo. No mês de maio, realizará uma intervenção dentro da Pinacoteca de Maceió, em Alagoas.

A exposição vai até 31 de maio, de terça a sábado das 8h às 22h e domingo, das 14h às 18h. As exposições da galeria Wega Nery têm a proposta de divulgar a produção artística contemporânea.

Mais informações no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792.

Nenhum comentário: