sábado, 23 de maio de 2009

Feira e Salão de Turismo terá Sater, Borguetti e Yamandu

Feira e Salão de Turismo terá Sater, Borguetti e Yamandu

Mais uma vez, o público sul-mato-grossense está convidado a despertar os sentidos para vivenciar uma experiência inesquecível: conhecer todo o Estado de Mato Grosso do Sul em um só espaço. É a Feira Internacional e 2º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul, que acontecem de 27 a 31 de maio, no Pavilhão Albano Franco, na capital sul-mato-grossense, com uma programação gratuita cheia de atrações.



Assim como na primeira edição do evento, em outubro de 2007, que recebeu um público de 15 mil pessoas, e terminou com estimativa de negócios de R$ 6,8 milhões, sendo contemplada com o selo Prêmio Top de Turismo da ADMB, este ano a programação é voltada tanto para o público interno (sul-mato-grossenses), quanto aos turistas nacionais e estrangeiros.



A diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) e também presidente do Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur), Nilde Brun, explica que a Feira Internacional e 2º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul é muito mais que um evento: é uma estratégia de desenvolvimento e fortalecimento do Destino Mato Grosso do Sul.



“É um momento ímpar, em que o governo estadual, o trade turístico e os gestores municipais estão empenhados em promover a diversificação da matriz econômica do Estado, incluindo o turismo como uma dessas vertentes, divulgando o Estado em âmbito nacional e internacional, e isso faz do evento um dos grandes méritos desse processo.”



Abertura



A abertura do evento acontece na quarta-feira (27), às 15 horas, com a presença do governador André Puccinelli e demais autoridades. No restante dos dias, a programação segue das 14h às 22h, com destaque para as apresentações culturais, com shows de música, dança e peça de teatro representando cada uma das dez regiões turísticas do Estado.



Salão



As 10 regiões turísticas do Estado - Caminho dos Ipês; Bonito - Serra da Bodoquena; Caminhos da Fronteira; Cone Sul; Grande Dourados; Vale das Águas; Costa Leste; Rota Norte; Pantanal; e Vale do Aporé – estarão representadas em amplos estandes, decorados especialmente com imagens, sons e cores, onde será distribuído material de divulgação de cada região. Os estandes terão atrações especiais para o público, com uma cenografia muito bem elaborada, que irá surpreender os visitantes.



Os países da América do Sul e os Estados que compõem a CTI SUL – Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul - e o Brasil Central – Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal - também terão espaço garantido para difundir seus destinos turísticos mais relevantes.



Vitrine MS



Uma grande vitrine de produtos regionais estará exposta no evento com peças de artesanato e artes plásticas das regiões; além de produtos da agricultura familiar, no Espaço Saber Fazer. Estão programadas também manifestações culturais regionais de música e dança no palco principal do evento e a realização de oficinas e palestras sobre temas relacionados ao turismo.



Gastronomia



Outro ponto forte será a praça de alimentação, onde serão comercializados, a preços populares, os pratos típicos - salgados e doces - de cada região turística do Estado. O Festival Gastronômico vai demonstrar que a nossa gastronomia é um diferencial competitivo para o turismo no Estado.



Ao todo, serão quinze pratos de dez regiões de Mato Grosso do Sul. Duas receitas, uma doce e outra salgada, serão escolhidas por um júri de cinco profissionais do Estado obedecendo aos critérios técnicos do concurso. Os vencedores representarão Mato Grosso do Sul no Salão Nacional de Turismo, que acontecerá no segundo semestre.



Na lista dos pratos concorrentes estão Lasanha de Pintado com Creme de Bocaiúva, Segredos do Cerrado, Carne de Sol com Pequi à Moda Dois Irmãos do Buriti, Sorvete Dois Irmãos do Buriti com Rapadura de Cumbaru, Costela de Cordeiro Recheado, Pintado à Costa Leste MS, Linguiça de Maracaju com Arroz de Guariroba, Bacalhau Pantaneiro, Sonhos Pantaneiros, Paçoca de Carne, Pudim de Soja, Tilapia à Cocais, Doce D´Leite Campestre, Arroz do Vale do Aporé e Doce Sorriso de Mandioca. As receitas completas já estão disponíveis em www.salaodeturismoms.ms.gov.br. A organização do concurso é feita pelo Senac/MS.



Shows



As apresentações regionais ficarão por conta dos grupos Orquestra Revoada Pantaneira, Grupo Vocal Vida & Voz, Eulália Helena, Mário Geison & Elcio Viola, Bruno e Thiago, Rangel, Gabriel e Dionatan, Oficina de Dança da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Folclore Fronteiriço, Carlos Fábio e Pacito, Jabá e Banda, Grupo Catira do Taboado, Osmar de Gaita, Touro Candil, Violeiros e Baileiros, Engenho Novo, Mario Luiz Corrêa dos Santos, Grupo “Do Gaúcho ao Sul-mato-grossense”, Chalana de Prata e grupo teatral infantil Circo do Mato. Haverá também shows de grandes nomes da música brasileira como Almir Sater, Dino Rocha, Renato Borguetti, Yamandu Costa e Guto Wirtti.



Feira



Os negócios são outra atração do evento, tanto para o trade turístico, quanto para o consumidor final, já que no Balcão de Comercialização, as agências de viagens filiadas à Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), em parceria com o Grupo de Operadoras de Turismo de MS (GOPAN), estarão disponibilizando aos visitantes pacotes de viagens para destinos turísticos de Mato Grosso do Sul com preços bastante atrativos, diretamente ao consumidor.



Pacotes de viagens



Paralelamente, haverá a rodada de Negócios entre agências e operadoras e a comercialização dos roteiros de MS com operadoras nacionais e internacionais. Operadores de turismo e jornalistas do segmento nacionais e internacionais estarão participando de missões promocionais, conhecendo in loco os roteiros turísticos do Estado.



Palestras e oficinas



O núcleo de conhecimento oferecerá uma agenda repleta de palestras do segmento do Turismo, envolvendo gestão, negócios, legislação e marketing, dentre outros temas que serão abordados por palestrantes de renome internacional. As inscrições são feitas somente online, no site do evento www.salaodeturismoms.ms.gov.br.



Regiões Turísticas



Saiba quais municípios integram cada uma das regiões turísticas de MS:



CAMINHO DOS IPÊS – Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Jaraguari, Terenos, Rochedo, Corguinho, Rio Negro, Sidrolândia, Dois Irmão do Buriti;



BONITO - SERRA DA BODOQUENA – Bodoquena, Bonito, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Bela Vista, Nioaque, Caracol, Porto Murtinho;



CAMINHOS DA FRONTEIRA – Amambai, Antonio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru;



CONE SUL – Juti, Naviraí, Itaquiraí, Iguatemi, Eldorado, Japorã, Mundo Novo;



GRANDE DOURADOS – Maracaju, Rio Brilhante, Douradina, Itaporã, Deodápolis, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Dourados, Vicentina, Caarapó;



VALE DAS ÁGUAS – Angélica, Batayporã, Ivinhema, Jateí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu;



COSTA LESTE – Aparecida do Taboado, Selvíria, Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Anaurilândia;



ROTA NORTE – Bandeirantes, Camapuã, São Gabriel d´Oeste, Rio Verde, Coxim, Pedro Gomes, Sonora, Figueirão, Alcinópolis, Costa Rica;



PANTANAL – Corumbá, Miranda, Aquidauana, Ladário, Anastácio;



VALE DO APORÉ - Paranaíba, Cassilândia, Inocência, Água Clara, Chapadão do Sul.



O evento é realizado pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) com apoio do Ministério do Turismo, Embratur, Banco do Brasil, Agraer, Sebrae, Senac, TAM, Enersul, Fundação de Cultura. Mais informações no site do evento: http://www.salaodeturismoms.com.br/








--

Nenhum comentário: