quarta-feira, 27 de maio de 2009

Espaço da Poesia faz homenagem à cultura negra nesta sexta

Nesta sexta-feira (29), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) realiza mais uma edição do Espaço da Poesia, projeto que leva para o terraço do Memorial da Cultura e da Cidadania apresentações em torno da arte literária e seu intercâmbio poético com outras manifestações artísticas. O Espaço acontece sempre na última sexta-feira do mês, às 19 horas.



Esta edição homenageará a cultura negra, em razão da abolição da escravatura no dia 13 de maio de 1888 e ao comemorativo da África, instituído pela ONU em 1972 no dia 25 de maio. Dentre os destaques da noite, figuram o sambista Gideão Dias e o artista plástico, Galvão Pretto.



O cantor e compositor Gideão Dias está completando 10 anos de carreira. Paulistano, do bairro Pedreira, Zona Sul da cidade, cresceu ouvindo e presenciando rodas de samba, despertando assim o amor pelo gênero e pela boa música em geral. Fixou residência em Campo Grande onde começou seus primeiros passos profissionais. Integrou e formou grupos para apresentações na noite campo-grandense. Atuou em gravações e shows de artistas e grupos musicais da capital, entre ele Juci Ibanês, Toniquinho da Viola, Bibi do Cavaco, grupo de chorinho A Gemaduomi, entre outros.



Atualmente, Gideão Dias tem como objetivo divulgar o seu mais novo projeto. A carreira solo que há um ano e meio traz em seu repertório diversas canções de sua própria autoria, resgatando o que tem de melhor do samba raiz. O show é inspirado em sambistas da velha guarda, para manter viva a identidade dessa cultura brasileira. Além dos bares e eventos particulares nos quais vêm se apresentando, o compositor também tem como finalidade, informar e divulgar a essência clássica do samba, em escolas, saraus, e projetos sociais, buscando assim a notoriedade e o reconhecimento da população sul mato-grossense.



Galvão Pretto fará, no Espaço da Poesia, uma exposição de trabalhos que destacam a arte negra. Artista carioca, já morou em São Paulo, Salvador e Minas Gerais. Atualmente é coordenador do Núcleo de Artes Plásticas da FCMS e mantém ainda um atelier no Rio de Janeiro, onde estudou artes plásticas no ramo da pintura e modelagem, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio De Janeiro. Trabalhou nas áreas de restauração de obras de artes em ateliers de restauro com volumes, incluindo restauro em peças do artista Artur Bispo do Rosário, para a Bienal de São Paulo 2000-BRASIL +500 anos. Participou também de seminários internacionais e conferências sobre arte educação, com o núcleo de arte educação dos museus de Nova Yorque, da República e do Museu de Arte Contemporânea de Niterói.



Integra ainda a programação do Espaço da Poesia uma performance da balilarina Neide Augusta, apresentações musicais dos grupos Kalimba e Primeiro Plano além de mostra de capoeira.



O Memorial da Cultura e da Cidadania fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559 (prédio do antigo Fórum). A entrada é gratuita. Mais informações na 3316-9164.

Nenhum comentário: