sexta-feira, 29 de maio de 2009

Orquestra Sinfônica de CG será atração da Quarta Erudita

A terceira edição da Quarta Erudita, projeto da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), apresentará a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, na próxima quarta-feira (3), às 20h, no teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo. O show terá duração de aproximadamente 60 minutos e a classificação é livre.

A apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande contará com 46 músicos sob a regência do maestro Eduardo Martinelli, que apresentará em seu repertório as obras: Concerto Brandenburg nº 1 em F Maior, BWV 1046 de J.S Bach, Concerto para 4 Violinos em B Menor, RV 580 de A. Vivaldi e a Sinfonia nº 1 em Eb Maior, K 16 e Sinfonia nº 40 em G Menor, K 550 de W. A. Mozart.

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande foi criada por lei em agosto de 2006. Sob regência do Maestro Eduardo Martinelli realizou seu primeiro concerto em dezembro do mesmo ano e contou com a participação de concertistas da mais alta relevância no Estado.

Em 2007 realizou diversas apresentações, com destaque para a participação no Festival de Música ”Prelúdios da Primavera” em Dourados-MS e “Encontro com a Música Clássica 2007”.

Em 2008, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande apresentou a ópera “Madama Butterfly” com a “Cia Dell’ Opera di Roma – Itália”. Apresentou ainda, o Ciclo de Concertos juntamente com o Coral da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, prestigiando várias cidades do Estado, e novamente foi suporte do “Encontro com a Música Clássica 2008”. Em 2009 participou da comemoração do Dia Nacional da Música Clássica, tendo destaque na mídia em rede nacional.

Eduardo Martinelli

O maestro Eduardo Martinelli formou-se em Violão Erudito pela Faculdade de Música de Santos, em 1998, e estudou paralelamente violoncelo, violino e regência de orquestra. Entre 2004 e 2007 foi professor de violão no curso de música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sendo que em 2007 assumiu como titular a regência da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande – (instituída em 2006).

Foi maestro fundador da Orquestra de Câmara de Itanhaém-SP e da Orquestra Barroca de Mato Grosso do Sul e dirigiu também a Orquestra Sinfônica do Projeto Guri (Santos/SP). Vários de seus alunos de violão foram vencedores dos principais concursos de São Paulo, como o Souza Lima e o Musicalis. Foi também diretor artístico do Encontro com a Música Clássica nas edições 2007 e 2008.

Desde 2004, em Campo Grande, vem realizando intensas atividades no meio artístico popular e erudito apresentando-se nos principais eventos de música de Mato Grosso do Sul como: Festival de Inverno de Bonito, Festival América do Sul, Projeto Cena Som, Estação Cultura, Feira da Música do Sul-Mato-Grossense, Concertos Sesc e Festival Prelúdios da Primavera.

Como concertista, tem se apresentado com variadas formações camerísticas, concertos com orquestras e solo, atuando em diversas cidades e estados brasileiros. Vários de seus concertos foram televisionados em rede nacional.

Realizou a estreia brasileira de obras para violão, a convite do compositor Gilberto Mendes, no XXXVI Festival de Música Nova no Teatro Municipal de Santos. Possui cursos de harmonia aplicada ao jazz, improvisação, prática e execução da música dos séculos XVII e XVIII, criação musical, regência entre outros.

Quarta Erudita

O Projeto Quarta Erudita tem por objetivo fomentar e difundir a música erudita, proporcionando à classe artística deste segmento, espaço para suas apresentações e com isso incentivar a formação de público e de mercado, por meio do acesso aos bens culturais a preços acessíveis. Acontecendo toda primeira quarta-feira de cada mês.

Os ingressos são limitados e custarão R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia) para estudantes com a apresentação da carteirinha, a partir das 19h na bilheteria do teatro, no dia da apresentação. Mais informações pelos telefones 3314-3206 (Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande) ou no 3317-1792 (Centro Cultural José Octávio Guizzo).

Nenhum comentário: