sexta-feira, 22 de maio de 2009

FCMS oferece Oficina de Aprimoramento dos Bichos do Pantanal

Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio de sua Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, oferece na próxima segunda-feira (25), a “Oficina de Aprimoramento dos Bichos do Pantanal” no município de Bataguassu.



O curso vai ser ministrado Rodrigo Avalhaes Marçal e acontece, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Centro Comunitário de Bataguassu, que fica na Av. Manuel da Costa Lima – Distrito Nova Porto Quinze.30 vagas serão oferecidas no curso que terá a duração de 80 horas/aula. A matéria-prima que vai ser utilizada é a argila.



A capacitação integra o projeto Artesania MS, que tem como objetivo instalar núcleos de produção artesanal nos municípios do Estado, segundo as particularidades de matéria-prima de cada região. Ele visa resgatar também, os ofícios tradicionais transformando-os numa possibilidade econômica de geração de trabalho e renda nas comunidades.



Rodrigo Avalhaes Marçal, já ofereceu duas oficinas de capacitação pela Fundação de Cultura, uma em Aquidauana e outra em Rio Negro. Também já participou de atividades no espaço Saber Fazer da 13ª Edição da Feira FIT, realizada em Buenos Aires.



Rodrigo é um dos integrantes de uma família de artesãos, que criaram esculturas em cerâmica que se tornaram símbolo do Estado e são vendidas na Casa do Artesão de Campo Grande.



Programação



25/05: abertura da oficina, socialização, técnicas iniciais da modelagem de argila;
26 a 29/05: continuação na aprendizagem de modelagem, ensino de como construir o forno para queima das peças produzidas em argila;
30/05: queima das peças trabalhadas;
01/06 a 04/06: técnicas de pintura na cerâmica, acabamentos nas peças, encerramento da oficina expondo o trabalho produzido.

Nenhum comentário: