quarta-feira, 27 de maio de 2009

Palestra sobre Arthur Rimbaud acontece hoje no MIS

Dentro da programação do Ano da França no Brasil, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) em parceria com a Aliança Francesa de Campo Grande, promove hoje (27), às 19h, a palestra “RIMBAUD, a formação do poeta”, no Museu da Imagem de do Som.

Na ocasião, o professor universitário e advogado, Herbert Covre irá apresentar a visão poética de Rimbaud e a formação de sua poesia a partir dos momentos fundamentais da vida do poeta. Serão analisadas suas principais obras: “Le Bateau Ivre”, “Illuminations” e “Une Saison en Enfer”.

Arthur Rimbaud nasceu no seio da classe média provincial de Charleville (hoje parte de Charleville-Mézières) no Ardennes Departement no nordeste da França. Ele foi o segundo filho de Vitalie Rimbaud e o Capitão Frédéric. Logo depois que o casal teve a quinta criança (Frédéric, Arthur, Victorine , Vitalie e Isabelle), o pai deixou a família. Crescendo separadamente do pai, segundo seus escritos, Rimbaud nunca se sentiu amado por sua mãe.

Quando garoto era impaciente, inquieto, porém um estudante brilhante. Pela idade de quinze anos ganhou muitos prêmios e compôs versos originais e diálogos em Latim. Em 1870 seu professor, Georges Izambard, tornou-se o mentor literário de Rimbaud e seus versos em francês começaram a melhorar rapidamente.

Em 1873, após os sucessivos incidentes, Rimbaud conclui “Uma Temporada no Inferno”, considerada obra pioneira do simbolismo francês. Um ano depois, em Londres, concebeu sua obra prima, “Iluminações”. Depois disso iniciou-se seu longo e emblemático silêncio.

Em sua época, sua obra foi interpretada como um romantismo tardio ultra radical, por sua linguagem metafórica repleta de imagens oníricas. Rimbaud, ao mesmo tempo em que inaugurava o simbolismo, também já o ultrapassava, preconizando métodos poéticos modernistas, de libertação do subconsciente, como pode ser visto em seu delirante “O Barco Ébrio”, poema impossível de ser interpretado como meras alegorias.

O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura e Cidadania, na avenida Fernando Correa da Costa, 559. Mais informações nos telefones 3316-9178 ou 3321-0339.

Nenhum comentário: