terça-feira, 26 de maio de 2009

Alunos do projeto de Cacá Diegues se formam no Rio

Os alunos de comunidades do Rio, do projeto Cinco Vezes Favela, Agora por Nós Mesmos, idealizado por Carlos Diegues, se formaram ontem(25/05), às 20h30, no Cine Odeon, Rio de Janeiro.

Eles tiveram aulas com Walter Lima Jr., Fernando Meirelles, Walter Salles, Marcos Flaksman, Cesar Charlone, Lauro Escorel, Guto Graça Melo, Renata Magalhães, Manoel Rangel, Daniel Filho, João Moreira Salles, Camila Amado e Ruy Guerra, que foi o paraninfo da turma no evento.

O resultado final deste trabalho é o primeiro filme totalmente escrito, dirigido e realizado por cineastas moradores de favelas cariocas. As filmagens começam dia 29 de junho.

As oficinas, responsáveis por formar novos profissionais do cinema, começaram dia 13 de abril e terminaram ontem. Ao todo, o projeto recebeu 568 inscrições e 230 jovens foram selecionados.

O projeto é inspirado no longa-metragem Cinco Vezes Favela, de 1961, um dos marcos inaugurais do Cinema Novo Brasileiro. Cacá Diegues dividiu a direção do filme com Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Marcos Farias e Miguel Borges.

Nenhum comentário: