domingo, 24 de maio de 2009

Confira as premiações deste sábado (23/5) no Festival

Orlando Margarido/terra
Direto de Cannes

O júri da seção paralela Un Certain Regard, presidida pelo cineasta italiano Paolo Sorrentino, se decidiu no início da noite deste sábado (23/5) pelo filme grego Kynodontas , de Yorgos Lanthimos, para o prêmio principal. Entre os concorrentes da mostra estava o título brasileiro À Deriva, de Heitor Dhalia.

Os jurados ainda concederam mais três premiações. O romeno Politist, Adjectiv , de Corneliu Porumboiu, que esta tarde ganhou o prêmio da crítica, mereceu um grande Prêmio do Júri, enquanto Kasi Az Gorbehaye Irani Khabar Nadareh, do iraniano Bahman Ghobadi, e Le Père des Mes Enfants, título francês de Mia Hansen-Love, receberam prêmios especiais.

O filme campeão traz a desconcertante história de uma família que é mantida à parte do resto do mundo sob o rígido controle do pai. Numa casa confortável e com o apoio da mulher, os três filhos jovens do casal são educados sem contato com o exterior, aprendem o significado errado das palavras, e a única visita que recebem é da jovem que atende aos desejos sexuais do rapaz.

O diretor leva seu filme em tom jocoso, que fez a platéia rir num riso nervoso e se impressionar com os desdobramentos da situação.

Nenhum comentário: