Após 30 anos de estrada, o grupo Cheiro do Mato lança seu primeiro CD, intitulado Mantendo a Tradição. O show acontece nesta sexta-feira (6), às 21 horas, no salão da Maçonaria Nova Era.
Segundo os músicos, o lançamento do CD vem contribuir para tornar o seu trabalho mais conhecido junto aos atuais consumidores de música regional, além de contribuir para preservar a cultura de Mato Grosso do Sul, pois eles trazem como estilo o forró pé-de-serra. "Pretendemos fazer um espetáculo único e memorável para todos", diz o fundador do grupo Antônio Guedes de Melo
Atualmente, além de Antônio Guedes (violão e vocal), integram o Cheiro do Mato os músicos João do Cavaco (violão, cavaco e vocal), Josilei Luges (bateria), Wendel Morinigo (teclados), Germano Nogueira (baixo), Weliton Gomes (guitarra) e Tonho Martins (acordeão).
História – Em 1944, Antônio Guedes de Melo chegou a Mato Grosso do Sul, vindo de Cartolé do Rocha, Paraíba. No final da década de 1970, aos finais de semana, na sede da Fazenda Dom Bosco, em Rio Verde de Mato Grosso, Antônio abria seu baú de instrumentos e distribuía aos seus funcionários, todos oriundos da região Nordeste para tocar o legítimo forró pé-de-serra. Assim, nascia o grupo Cheiro do Mato, que aos poucos foi tornando-se conhecido na região e, em pouco tempo, passaram a ser chamados para animar bailes naquele município. A profissionalização acontece em 1984, com a entrada de João do Cavaco e a inserção de instrumentos elétricos.
O grupo participou de inúmeros bailes, shows, festivais nas décadas de 1980 e 1990. Além disso, vários artistas de renome de MS já fizeram participações especiais ou dividiram o palco com os músicos, entre eles Toninho Porto, Celito Espíndola, Henrique Lobo e João Bosco.
CD – Até 2007, o grupo Cheiro do Mato não havia gravado CD com seu trabalho. Foi por isso que amigos e admiradores insistiram para que fosse registrado o trabalho musical do grupo, para que assim também pudesse ser mais divulgado. Em agosto de 2007, o grupo então foi para o estúdio Megaphone e, sob a produção de Orlando Baron e co-produção de Alex Cavalheri, gravou o primeiro CD, intitulado Mantendo a Tradição. O volume contempla composições próprias e de artistas e amigos que direta ou indiretamente fazem parte de sua história.
São 12 composições: Amor Proibido (João do Cavaco), Flor em flor (Carlos Colman), Mantendo a Tradição (Antônio Guedes), Forró da Herança (Sebastião de Oliveira Barbosires), Pesca Brasil (Guilherme Rondon e Paulo Simões), Coxim é Saudade (Antônio Guedes e João Bosco), Toda Menina (Carlos Colman), Não Consigo te Esquecer (Márcio A. Miguel da Silva), Bolha de Sabão (Paulo Simões e Toninho Porto), Doce Menina (Waldimar B. da Rocha), Rumo da Minha Vida (João do Cavaco) e Estressado (Sebastião Serafim de Freitas)
Serviço – O salão da Maçonaria está localizado na Rua Nova Era, 30 (próximo ao campus I da Uniderp). Os ingressos custam R$ 5,00 ou dois quilos de alimento não-perecível (exceto sal e açúcar). Os alimentos arrecadados serão destinados às ações sociais da Maçonaria e após o show de lançamento do CD o palco ficará livre aos artistas convidados, como Paulinho Simões, Carlos Colman, Celito Espíndola e Guilherme Rondon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário