domingo, 29 de junho de 2008

Cinemarco apresenta "Rei Lear" do cinema japonês hoje

O Cinemarco, coordenado pelo Museu de Arte Contemporânea (Marco) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, apresenta hoje (29), em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa ao Brasil, a obra do cineasta japonês Akira Kurosawa "Ran" ("Caos"). Com roteiro baseado na peça de Willian Shakespeare – Rei Lear, o filme é reconhecido pela critica como o "Rei Lear" oriental.

"Cinemarco – Especial: Akira Kurosawa" começará às 15 horas, com entrada franca e classificação de 16 anos. O museu está localizado a Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas, e durante a semana, o atendimento ao público é de terça a sexta, das 12 horas às 18 horas.

A produção franco-japonesa, produzida em 1985, conta o drama de guerra, ambientado no Japão do século XVI, onde um senhor feudal decide dividir suas posses entre os três filhos. A disputa leva os dois filhos mais velhos à guerra, ameaçando a hegemonia e os domínios da família. O filho mais novo, avesso à disputa e fiel ao pai, é banido pelos irmãos, e também o único com coragem para lhe contar o que está acontecendo.

Filmado em 161 minutos, o longa recebeu o Oscar de Melhor Figurino, além de ter sido indicado em outras três categorias: Melhor Diretor, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia. Também contou com a indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, dois prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Maquiagem, além de quatro indicações: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Desenho de Produção. A lista de indicações e premiações do filme conta ainda com duas ao César, nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Pôster, Prêmio Bodil de Melhor Filme Europeu e Prêmio OCIC, no Festival Internacional de San Sebastian.

Curiosidades - Durante 10 anos, Akira Kurosawa planejou cada cena de Ran, preparando, detalhadamente cada storyboard, indicando como cada cena deveria ser rodada. A minúcia do trabalho também pode ser observada no figurino, criado a mão, num processo que levou dois anos para ser concluído. Nas cenas, o castelo destruído durante Ran foi realmente construído pela equipe de filmagens, próximo ao Monte Fuji, tendo posteriormente sido destruído durante a produção da película. O Cinemarco informa ainda, que ao término do filme, haverá um bate-papo sobre a obra.

O Marco está localizado na Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas, com atendimento ao público de terça a sexta, das 12 horas às 18 horas, e aos sábados e domingos, das 14h às 18h. Telefone: 3326-7449.

Nenhum comentário: