segunda-feira, 23 de junho de 2008

Mostra "Rumos de Cinema e Vídeo" será exibida no Aracy

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Instituto Itaú Cultural, apresenta a Mostra Rumos Cinema e Vídeo – Cinco Sobre Cinco Documentários, de 24 e 28 (terça a sábado), no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A mostra traz cinco documentários nacionais, filmados no Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco.

Esta é a segunda vez que o Itaú Cultural traz o Rumos à Campo Grande, a primeira vez foi para selecionar obras dos artistas plásticos de Mato Grosso do Sul para o projeto "Rumos Itaú Cultural – Caminhos da Arte Contemporânea Brasileira". Já para a mostra de documentários, o Instituto, além de disponibilizar os documentários para a exibição, vai doar uma cópia de cada documentário mostrado para o acervo da FCMS.

Na terça-feira (24), será exibido o filme "Margem" (RJ/2007) de Mayada Rin, que retrata durante dois dias e três noites uma embarcação que navega lentamente pelo Rio Amazonas, partindo da fronteira do Brasil com a Colômbia em direção a cidade peruano de Iquitos. A margem se revela diante da câmera à medida que os passageiros divagam sobre um território de múltiplas feições e em constantes transformações.

Na quarta-feira (25), é a vez de do filme "Histórias de morar e demolições" (SP/2007) de André Costa, que mostra a mudança de quadro de famílias paulistanas. Suas casas foram vendidas para um incorporador imobiliário e serão demolidas. Para fixar as histórias guardadas sob esses tetos, os moradores resolvem registrar objetos, cômodos e recantos preferidos, iniciando videografias domésticas ou contratando uma pequena empresa de vídeo.

Na quinta-feira (26), será exibido o filme "Eu vou de volta" (PE/2007) de Camilo Cavalcante e Cláudio Assis. O filme mostra duas viagens que são realizadas simultaneamente em ônibus clandestinos: a ida de Caruaru (maior cidade do agreste pernambucano) até São Paulo e a volta de São Paulo a Caruaru. Os fluxos e refluxos desses passageiros migrantes refletem, em suma, as movimentações da vida, as pequenas vitórias e derrotas de cada um, além da vontade de cada um, além da vontade de que algo aconteça e mude o que está estagnado.

Na sexta-feira (27), é a vez do filme "Procura-se Janaina" (SP/2007) de Miriam Chnaiderman. O filme relata que existem crianças sem lugar no mundo. São crianças entregues as instituições e que não se desenvolvem nos padrões esperados: não são portadoras de deficiências, mas também não tem um desenvolvimento dito normal. Assim era Janaina, negra, pobre e institucionalizada na Febem dos anos 80. Ela se debatia no berço e se machucava, ficava com a mão espalmada, não falava e não se relacionava com outras crianças. Hoje, duas décadas depois, onde estará Janaina?

No sábado (28), será exibido o "Diário de Sintra" (RJ/2007) de Paula Gaitán. O filme é composto de registros do presente e do passado, como fragmentos de filmes Super-8 e fotos realizadas em 1981, época em que Glauber Rocha se encontrava em exílio voluntário, em companhia da família, em Sintra, Portugal. A artista visual e cineasta Paula Gaitán, mulher do diretor, reúne esse material, por ela produzido e retorna à cidade portuguesa, onde cria imagens em movimento, percepções, fluxos mentais.

O Centro Cultural José Otávio Guizzo, unidade da FCMS, fica localizado na rua 26 de agosto, 453 e funciona de terça a sábado das 8h às 22h e no domingo das 13h às 18h. Mais informações pelo 3317-1792.

Nenhum comentário: