quarta-feira, 18 de junho de 2008

Teatro Popular em Circuito MS vai a Ribas do Rio Pardo

O Gutac (Grupo Teatral Amador Campo-grandense) irá apresentar-se hoje em Ribas do Rio Pardo com o projeto "Teatro Popular em Circuito MS".

Criado em 1971, o Gutac em parceria com outra entidade, o Inecon (Instituto de Educação e Cultura Conceição Freitas), amplia seu espaço pedagógico e teatral.

O projeto irá a nove municípios, sendo: Anhanduí, Bandeirantes, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, Sidrolândia e Terenos as peças "Rodovalho: Teatro de Sombras Chinesas e Máscaras" e "Mamulengo Pantaneiro de Pedro Palito, o Inzoneiro". As peças serão apresentadas às 9 horas e 15 horas.

Os espetáculos começaram a ser encenados ontem. Amanhã é a vez de Ribas do Rio Pardo, dia 19 será Sidrolândia, dia 20 Terenos, dia 23 Bandeirantes, dia 24 Anhanduí, dia 25 Corguinho e dia 26 Dois irmãos do Buriti.

Confira os espetáculos

O espetáculo "Rodovalho" é uma adaptação do conto "O Pescador e a Mulher", dos Irmãos Grimm. Dirigido por Cristina Mato Grosso, é direcionado para o publico infanto-juvenil e educadores. A peça é um trabalho onde se inter-relacionam objetos, luz, espaço, tempo e movimento através da linguagem cênica, manifestada em grande intimidade com as artes plásticas e a música, que por sua vez sublinha toda a travessia da história do casal de peixe encantado.unidos ao conteúdo universal legado pelos Irmãos Grimm, que falam dos problemas, da insatisfação humana, da submissão, humildade e ambição

Já o espetáculo "Mamulengo Pantaneiro de Pedro Palito, o Inzoneiro", é um teatro de marionetes que condensa a personalidade do homem popular do nordeste ao centro-oeste do país. Estão presentes neste teatro o mamulengo, que é uma marionete de luva, das mais populares, e também, figuras alegóricas onde os artistas fazem alusão aos elementos míticos do pantanal brasileiro: o boi e a sucuri.

O Gutac já ganhou vários prêmios de teatro; último, em 2005, foi o prêmio Funarte-Petrobrás (Montagem Cênica), com a peça "Balada de Amor no Sertão".

Para obter mais informações sobre os espetáculos, o interessado deve procurar o órgão de cultura do município

Nenhum comentário: