sábado, 28 de junho de 2008

Projeto Nabatida ensina às crianças noções de percussão

Começou na quarta-feira (25) as aulas do projeto "Nabatida" que oferece aulas uma vez por semana para estudantes no Centro de Educação, Trabalho e Cidadania "20 de Dezembro" (CETRAC).

Na primeira aula a coordenadora do projeto Nabatida, Tânia Mara Rodrigues Azambuja, entregou as baquetas para os setenta alunos participantes. O projeto Na Batida conta com recursos do Fundo Estadual de Investimento à Cultural (FIC) e apoio da Prefeitura de Dourados que cede espaço para a realização das aulas.

O projeto serve para que os professores ensinem aos alunos os movimentos da percussão e diversos assuntos como meio ambiente, por meio dos instrumentos feitos a partir de sucata, ou também História da África e do negro no Brasil, falando dos ritmos musicais e citando a Timbalada, por exemplo.

Tânia afirmou que durante o curso os alunos aprenderão a tocar vários ritmos brasileiros, como baião, xaxado, samba e reggae, por exemplo, formando um grupo para apresentações em escolas e eventos. Além disso, o projeto vai desenvolver nos alunos a visão geral da música popular brasileira, tendo a regional como ponto de partida, e de trabalhar a percussão elaborando vários sons e ritmos, passando em seguida para instrumentos industrializados ou de sucatas.

O professor Ramão Agedo, diretor do CETRAC afirmou que o projeto vai ministrar o ensino de música como um processo que possibilite a aquisição de determinadas competências e habilidades no domínio artístico-musical por meio de atividades que envolvam capacidades de concentração, comunicação, cooperação e partilha. O objetivo principal é aprender a distinguir e fazer música.

Nenhum comentário: