sábado, 28 de junho de 2008

Biblioteca Isaías Paim e TRT se juntam pela leitura

Numa parceria da Biblioteca Isaías Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, com o TRT da 24ª Região, em comemoração ao centenário de nascimento do escritor Guimarães Rosa, o repentista Ruberval Araújo Cunha apresenta o improviso guaicuru, no próximo dia 1°, às 16 horas, durante a palestra "Centenário de um enigma: a 'autobiografia irracional' de João Guimarães Rosa", que vai ser ministrada pelo professor Marcelo Marinho, Biblioteca Juiz Valentin Carrion. As inscrições para a palestra podem ser feitas pelos nos telefones 3316-1797 e 3316-1812, ou e-mail biblioteca@trt24.jus.br.

O evento é uma iniciativa da Confraria do Livro, um projeto da Biblioteca Juiz Valentin Carrion que visa incentivar a leitura de obras em geral, visto que o hábito de ler permite ao indivíduo ampliar o vocabulário, estimular o espírito crítico, acrescentar elementos à cultura pessoal, dentre outros fatores capazes de refletir diretamente no seu desempenho profissional.


A Confraria, além de formar, manter e disponibilizar um acervo composto de obras não-jurídicas, também se propõe a oferecer aos magistrados, servidores e estagiários do TRT da 24ª Região, outras atividades que estimulem o prazer pela leitura.


O professor Marcelo Marinho é graduado em Letras Modernas (Língua e Civilização Francesas), em Literatura Geral e Comparada, com mestrado e doutorado em Literatura Geral e Comparada, pela Sorbonne-Nouvelle (Université de Paris III). Lecionou, como professor visitante, na Universidade Eötvös Loránd de Budapeste entre 2002 e 2004 e na Université du Quebec à Montréal entre 2005 e 2006, em missão atribuída pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Realizou pesquisas pós-doutorais nas duas universidades. Atualmente é professor adjunto da Universidade Católica Dom Bosco. Realiza pesquisas na área de Literatura Comparada - Estudos Culturais e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Manoel de Barros, Guimarães Rosa, literatura e cultura regionais, cultura e desenvolvimento.

Nenhum comentário: