quinta-feira, 26 de junho de 2008

Vídeo Índio Brasil realiza sessões em Dourados

Dourados está entre as três cidades do MS a sediar o "Vídeo Índio Brasil", uma mostra de filmes, exposições, oficinas, com debates que fazem parte de uma programação de produções e filmes sobre indígenas.

As exposições acontecem de 24 a 28 de junho, no auditório do Centro de Educação Trabalho e Cidadania "20 de Dezembro", localizado no Jardim Flórida I. Os filmes são transmitidos nos três períodos (manhã, tarde e noite) e sessões às 9h, 15h e 19h com entrada franca.

A mostra tem apoio da Prefeitura de Dourados na organização do evento, disponibilização do local e participação de diversas escolas, inclusive com 12 ônibus para transporte dos alunos até o Cetrac.

A abertura foi nesta terça-feira (24), com a apresentação às 9h de Pïrinop - Meu Primeiro Contato. No período da tarde foi exibido "Em Trânsito - A Saga dos Manoki", "Toré Celebração e Resistência no Planalto Central", "Saúde e alimentação do povo xavante",às 19h, "Juruna - O Espírito da Floresta".

Os representantes de Dourados vão apresentar nesta quinta-feira (26), às 19h a exibição de "Marçal de Souza - Pequeno Deus, um grande ideal, uma história esquecida", produzido pelos alunos de Produção em multimídia da Faculdade Anhanguera (Dourados) com orientação do professor Osni Dias. O filme conta a história do maior líder indígena do MS, desde o nascimento até a morte. O filme mostra também depoimentos de conhecedores da história do índio Marçal.Após a sessão, será aberto um debate.

Hoje (25) a programação começou também às 9h com "Karaja", às 15h com "Huni Meka - Os Cantos do Cipó" e "Mato Eles?", e às 19h com "Estratégia Xavante". No dia 26, às 9h será apresentado o "Wai´a rini - O Poder do Sonho" e as 15 h o "Xiná Bena - Novos Tempos".

Na sexta-feira (27), às 9h será exibido "IX Jogos dos Povos Indígenas", às 15h, "Elo" e às 19h o "Que país é este saúde e terra" e "Ore Reko" (após a exibição terá debate com a diretora Maria de Lourdes - MS).

No encerramento (28), as apresentações seguem com "Tainá I - uma aventura na Amazônia" às 9h, "Avaeté - A Semente da Vingança" as 15h; e "500 almas" do cineasta Joel Pizzini (RJ), que dirigiu o longa-metragem, às 19h. Após a exibição do filme o cineasta participará também de um debate.

O endereço do Cetrac é Rua José Roberto Teixeira, 456, Jardim Flórida I.

As outras cidades a sediar a mostra são Campo Grande e Corumbá.

Nenhum comentário: