segunda-feira, 16 de junho de 2008

Ex-Beatles Paul Mccartney canta para 200 mil na Ucrania

Pelo menos 200 mil pessoas, entre elas o ex-presidente ucraniano Viktor Kuchma e o presidente georgiano, Mikhail Saakachvili, assistiram, na noite deste sábado (14), sob uma forte chuva, ao show gratuito do ex-Beatle Paul McCartney, em Kiev. A apresentação foi um "presente" de um milionário local para sua cidade.


O público foi menor do que os 500 mil esperados pelos organizadores, na praça da Independência, palco da "Revolução Laranja" do final de 2004.

O presidente ucraniano, Viktor Yuchenko, cuja presença havia sido anunciada pelos organizadores, acabou não comparecendo.

O cantor saudou os espectadores em ucraniano: "Pryvit, druzi!" ("Saúde, amigos!"), disse McCartney. Ele lhes agradeceu pela presença, apesar da chuva.

Durante duas horas e meia, McCartney interpretou canções dos Beatles, dos Wings e algumas músicas da carreira solo, escolhidas em uma votação na Internet, da qual participaram mais de 20 mil pessoas.

A famosa canção "Back in the USSR", que cita as "garotas da Ucrânia", foi particularmente apreciada pela platéia.
O show gratuito de Paul McCartney foi bancado pelo multimilionário Viktor Pinchuk, a segunda fortuna da Ucrânia, de acordo com a revista "Korrespondent".

"Tinha o sonho de ver as pessoas reunidas na praça da Independência, todos juntos, felizes e livres por pelo menos duas horas", explicou Pinchuk, justificando a contratação do ex-Beatle.

Em 2007, a Fundação Pinchuk organizou na mesma praça um show beneficente do cantor Elton John, que contou com a presença de mais de 200 mil ucranianos.

Nenhum comentário: