quarta-feira, 7 de maio de 2008

Grand Prix do Pantanal de xadrez acontece neste sábado

Dois exércitos se encontram, frente a frente, num campo de batalha. O confronto está prestes a começar. A mente controla a emoção quando tropas do exército do rei iniciam no tabuleiro contra o rei adversário. Usar de estratégia e aproveitar dos descuidos do inimigo pode definir partidas a qualquer momento. É dessa forma que os praticantes de xadrez enxergam o tabuleiro armado.

Começa neste sábado, dia 10 de maio, o Grand Prix do Pantanal que será disputado em 8 etapas, sendo as 4 primeiras etapas válido para o Ranking Fesmax 2008, acirrado e com mais emoção aos participantes, bem estruturado e com logística. O Clube de Xadrez Pantanal volta realizar o Grand Prix, com um sistema diferenciado e dinâmico de duas fases, que dá ritmo e conhecimento aos seus atletas.

A Escola Municipal Caic – Pe. Ernesto Sassida será palco da primeira etapa, onde é pólo do Projeto Geração Olímpica – Xadrez para Todos da Prefeitura Municipal de Corumbá. O diretor Advanir Oliveira Malheiros não está medindo esforços para realizar este evento que será aberto a todos os enxadristas do MS e da Bolívia.

Este evento servirá de preparação final para a Delegação Corumbaense de Xadrez disputar o Campeonato Estadual de Menores, da Juventude e de Categorias em Campo Grande nos dias 17 e 18 de maio.

A competição tem por objetivo promover a integração de escolares, acadêmicos e comunidade em geral, elevando o intercâmbio sócio-desportivo em participar de competições visando o aprimoramento técnico, moral e intelectual preparando para representar a cidade à nível estadual e nacional.

Será disputado nas Séries A, B, C e Qualify no suíço em 4 rodadas com 21 minutos de reflexão para todos os lances, onde cada enxadrista joga na sua série. As inscrições e congresso técnico acontece a partir das 13h30 com início às 14h15.

Classificam 8 enxadristas para a Fase Final, sendo da seguinte forma : 4 da série A, 2 da série B, e 2 da série C. A Fase Final será disputada pelo match eliminatório com 2 partidas com 15 minutos nocaute, nas quartas-de-final, semifinal e final. Caso haja empate no match (um enxadrista vence uma e perde outra partida), o desempate será no “Gold Game 6x5”, onde o jogador com 6 minutos conduzindo as peças brancas joga pela vitória, e o condutor das peças negras com 5 minutos joga pelo empate.

A premiação será troféus para os três primeiros colocados nas Séries A, B, C e Qualify. Na Fase Final terá outra premiação.

O sistema de pontuação do Grand Prix será da seguinte forma : 1º lugar – 10 pontos ; 2º lugar – 8 pontos ; 3º lugar – 6 pontos ; 4º lugar – 5 pontos ; 5º lugar – 4 pontos ; 6º lugar – 3 pontos ; 7º lugar – 2 pontos ; 8º lugar – 1 ponto.

O enxadrista para jogar na Série A – ranking 2. 000 pontos ; Série B – ranking 1. 900 pontos ; Série C – ranking 1. 800 pontos ; Qualify – ranking 1. 700 pontos, enxadrista que participa pela primeira vez com até 9 anos de idade, e com necessidades especiais.

Nenhum comentário: