quinta-feira, 8 de maio de 2008


Centro Cultural oferece curso de “Danças Circulares dos Povos”










Divulgação
recurso

O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, está com inscrições abertas para o curso temporário de Danças Circulares dos Povos para iniciantes, direcionada a pessoas a partir dos 20 anos. As aulas começam no dia 14 de maio e continuarão nas quartas e sextas-feiras das 8h às 9h, e serão ministradas pela terapeuta ocupacional, bailarina, focalizadora de danças circulares e professora de dança Franciella Cavalheri.

A oficina “Danças Circulares dos povos pela Humanização da comunidade, visa propor à sociedade, técnicas e dinâmicas nas quais será possível acessar e adquirir o conhecimento das danças, bem como utilizá-las como recurso cultural, disseminando a essência dos povos e alimentando os hábitos de bem-estar individual e grupal.

O objetivo da oficina é popularizar e estender os benefícios corporais e terapêuticos das Danças Circulares para a sociedade em geral, permitindo que estes trabalhem através da dança a psicomotricidade, consciência corporal e integralidade na busca do auto-conhecimento e a pluralização da cultura popular.

“A oficina é composta por dinâmica terapêutica de grupo com formação em roda para a execução de danças étnicas que atuam subjetivamente e de forma lúdica sobre os indivíduos. As coreografias permitem o acesso as informações inconscientes que após serem trazidas para a consciência auxiliam no desenvolvimento físico, psíquico e mental do individuo”, relata Franciella.

A primeira formação do que o ser humano adotou para dinâmica grupal e social foi a roda. A visão holística de grupo refere o círculo como o espaço em branco no qual todos podem criar e se expressar em igualdade. É o espaço onde o individuo encontra a si mesmo, aos outros e juntos compõem a totalidade: o grupo.

O movimento denominado Danças Circulares, nasceu a partir do bailarino e coreógrafo alemão, Bernhard Wosien, que na década de 50 se propôs a pesquisar e vivenciar antigas rodas da Europa Oriental. Em suas pesquisas e experimentos, encontrou as antigas raízes da arte de religar o ser humano e propôs o re-estabelecimento da “meditação através da dança, como um caminho para dentro do silêncio”.

Franciella Cavalheri é terapeuta ocupacional, além de terapeuta corporal, bailarina e professora de dança. Há 15 anos, estuda as mais variadas modalidades de dança e expressão corporal, focalizadora de danças circulares sagradas, terapeuta ocupacional e corporal, atua na área da saúde. É ex-participante do Grupo Cenamania de teatro, do Grupo Funk-se de Street-dance e Grupo de dança Arara Azul da Universidade Católica Dom Bosco. Em 2006, como professora de dança, atuou na CEDEG/Apae de Campo Grande. Sob a orientação e parceria com a criadora da Dançamovimentoterapia e bailarina argentina María Fux, vem-se realizando trabalhos conclusivos no Centro Internacional de Dançaterapia – Núcleo São Paulo com o dançaterapeuta, discípulo de Fux, Pio Campo. E atua desde 2005 no Ofurô Clínica e Spa Urbano como terapeuta ocupacional e corporal, focalizadora das Danças Circulares dos Povos e professora de dança Contemporânea e Criativa, além de engajar-se em trabalhos pela humanização da dança com projetos em todos os setores sociais.

As vagas são limitadas e a mensalidade tem o valor de R$ 35,00. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792 de terça a sábado das 8h às 22h e domingo das 13h às 18h.

Nenhum comentário: