terça-feira, 1 de abril de 2008

Educação musical é tema de palestra no MIS

O Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS) realiza a palestra "Os objetivos e os espaços da educação musical no século XXI", ministrada pela professora do curso de licenciatura em música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Nilceia Protásio Campos. O evento será realizado no próximo dia 3 de abril (quinta-feira) às 19 horas.



A ministrante propõe na palestra a reflexão do papel da educação musical na atualidade, partindo do pressuposto de que educar musicalmente torna o indivíduo sensível ao fenômeno sonoro. "O individuo que estabelece uma interação significativa com a música tem melhor inserção em seu ambiente cultural. Nessa perspectiva, a educação musical deve ser compreendida como um processo, construído e adquirido ao longo do tempo, e possibilitado em diversos espaços". Esclarece.

Nilceia Campos é professora e mestre em educação, atualmente cursa doutorado em Educação na UFMS onde desenvolve pesquisas na área de educação musical, cultura escolar e currículo, enfocando especialmente a música no contexto da escola. Segundo a professora, os espaços para música no estado ainda são pequenos, mas projetos como o Música MS abre um leque para o desenvolvimento musical no Estado. "São poucos profissionais capacitados para difundir educação musical, mas esses poucos conseguem fazer um bom trabalho com os alunos, que compreendem os gêneros começam a apreciar os diversos estilos musicais".



A palestra, que é aberta ao público em geral, tem entrada franca e faz parte do projeto Cultura em Situação do MIS, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul que funciona de segunda a sexta das 12h às 18h, na avenida Afonso Pena, 2702. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3325-1530.

Nenhum comentário: