terça-feira, 15 de abril de 2008

Gloria Munõz Yegros participa do 5° Festival América do Sul

A escritora e dramaturga paraguaia, Gloria Munõz Yegros, moradora de Assunção, participa do evento Quebra-Torto com Letras, que acontece no 5° Festival América do Sul todas as manhãs, entre as 8 e 10 horas. No dia 4 de maio, durante o café da manhã pantaneiro, Gloria abre um debate sobre suas obras.

Gloria Munõz Yegros tem participado, desde 1969, como atriz e dramaturga, em grupos teatrais como "Tiempoovillo" e "Laboratório". É fundadora e membro do "Centro de Investigación e Divulgación Teatral" e realizou as versões teatrais de "Yo El Supremo" de Augusto Roa Bastos, "El Jorobado de Notre Dame", de Víctor Hugo, "El eeino de este mundo" de Alejo Carpentier e uma adaptação de "Vida Y muerte de Chirito Almada" de Juan Bautista Rivarola Matto.

Entre suas obras ainda se encontram os livros "La Divina Comedia de Cólon", "La Prohibición de la Nina Francia", "Primera Comunión", Perlas Necrológicas e "Cenizas Desolladas". Glória escreveu também artigos de literatura e teatro para semanários e jornais diários de Assunção e participa desde a juventude de atividades culturais e políticas de resistência à ditadura stronista.

Quebra-Torto

O Quebra-Torto com Letras é direcionado a estudantes do ensino médio e universitários e a previsão é de que 150 pessoas participem em cada uma das edições do evento. Os escritores terão de 20 a 30 minutos para apresentar seu trabalho no Clube Corumbaense.

O objetivo do evento é divulgar as produções literárias e pesquisas dos escritores, promover a interação entre os escritores e incentivar a leitura em públicos diversificados.

FAS

O 5º Festival América do Sul (FAS) acontece de 30 de abril a 4 de maio, em Corumbá. Busca produzir ações concretas para a aceleração da integração das nações sul-americanas promovendo um grande encontro que revela a diversidade cultural no continente, além de discutir temas relativos ao meio ambiente, à cultura, ao turismo e ao desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário: