terça-feira, 29 de abril de 2008

BNDES prorroga inscrições para o Edital de Cinema 2008

Cineastas e produtores de projetos audiovisuais cinematográficos de longa metragem terão mais prazo para se inscrever no Edital de Cinema de 2008 do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Para os que optarem pela inscrição no Rio de Janeiro, o prazo segue até o dia 2 de maio. As inscrições pelos Correios encerram no próximo dia 30 de abril.

Segundo o BNDES, as inscrições foram prorrogadas para dar mais tempo para a preparação dos projetos pelos candidatos. Além disso, a greve dos Correios e a ocorrência de alguns feriados reduziram o número de dias úteis desde a abertura do processo, no último dia 19 de março. O prazo inicialmente previsto para as inscrições era de um mês.

O edital está aberto a projetos de produção e finalização de filmes de longa metragem de empresas brasileiras independentes, nos gêneros ficção, documentário e animação. O BNDES vai investir nos projetos recursos no valor de até R$ 12 milhões, repetindo a dotação destinada para o edital de 2007. Só poderão concorrer, entretanto, projetos já aprovados pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) e que possuam registro ou protocolo de registro de emissão e distribuição de Certificados de Investimento Audiovisual na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O edital prevê o apoio de até 18 filmes. O número foi reduzido em relação aos últimos dois anos, quando o BNDES apoiou um total de 20 projetos em cada exercício. A chefe do departamento de Cultura do BNDES, Luciane Gorgulho, afirmou que a diminuição do total de projetos a serem apoiados teve o objetivo de beneficiar os filmes selecionados.

"Com 20 projetos, como sucedeu nos anos anteriores, muitas vezes era necessário aportar um valor muito pequeno em um número maior de projetos. Isso fazia com que diversos projetos não conseguissem atingir o valor de captação necessário para a movimentação da conta da Lei do Audiovisual e por isso ficassem mais tempo no ciclo de captação de recursos. Então, essa modificação visa contribuir para que os filmes brasileiros possam ser realizados em prazos mais curtos, tornando esse ciclo mais eficiente", explicou.

Roteiro, currículo dos profissionais envolvidos na realização do filme, adequação do orçamento, proposta de distribuição e potencial de impacto comercial e cultural do produto são alguns aspectos considerados para a seleção dos projetos. Também a regionalização e a diversidade de temas serão levadas em conta, destacou Luciane.

Desde 1995, o BNDES já desembolsou mais de R$ 88 milhões em patrocínio a 304 filmes. Os recursos são oriundos de incentivos fiscais previstos na Lei do Audiovisual. No edital 2007, o BNDES recebeu um total de 182 projetos, dos quais 20 foram selecionados para apoio, sendo 15 de ficção, três de animação e dois documentários.

Nenhum comentário: