quarta-feira, 30 de abril de 2008

UEMS abre 20 vagas em projeto de arte para a terceira idade

O projeto da UEMS "Arte e Cidadania", que oferta oficinas continuadas de voz e canto, expressão corporal e capoterapia para pessoas da terceira idade, abre 20 vagas para a comunidade acima dos 60 anos, residentes em Dourados. As atividades serão desenvolvidas na Casa da Cultura UEMS, às terças e quartas-feiras, a partir das 8 horas. Os interessados podem se inscrever pelo telefone 3411-9201. A participação é gratuita e as aulas iniciarão assim que a turma estiver completa.

Este projeto de extensão vem sendo realizado desde março de 2008 com 20 integrantes do Centro de Convivência do Idoso, por meio do Programa de Apoio à Cultura: Extensão Universitária, com patrocínio da Petrobrás. Segundo a coordenadora, Elizabeth Ribeiro de Souza, as ações do "Arte e Cidadania" visam possibilitar, por meio de atividades culturais, a inserção do idoso em seu meio social, despertando na comunidade mecanismos que o valorize enquanto cidadão atuante. Suas atividades também incluem a realização de pesquisa de repertório e ensaios abordando a música popular brasileira, com atenção especial ao samba, o samba de enredo, os sambas antigos e os mais representativos desse tipo de música, com o intuito de constituir um grupo permanente de capacitação e atuação cultural.

O projeto será operacionalizado por meio de abordagens socioculturais e educativas, ao longo de seis meses. Durante este período, espera-se promover, com os idosos, a prática de atividades físicas e culturais; o acesso aos bens culturais produzidos por meio da música, do teatro e outras áreas correlatas; a redução da ingestão de medicação alopática; a redução nas dores articulares e musculares, maior flexibilidade e disposição física; e a formação de grupo de estudo e atuação cultural.

A Casa da Cultura UEMS está localizada na rua Monte Alegra, 1810. Mais informações pelo telefone 3411-9201.

Nenhum comentário: