segunda-feira, 14 de abril de 2008

Lourenço Mutarelli fala sobre fanzines no 5° FAS

O autor de fanzines Lourenço Mutarelli marca presença no dia 1° de maio no evento Quebra-Torto com Letras, que acontece no 5° Festival América do Sul (FAS) todas as manhãs, por volta das 8 às 10 horas. Durante o café da manhã pantaneiro, Mutarelli abre um debate sobre suas produções de fazines e sua experiência no cinema, teatro e como escritor.

O paulista Lourenço Mutarelli cursou a Faculdade de Belas Artes de São Paulo e, durante três anos, trabalhou nos estúdios de Maurício de Sousa, no começo, como intercalador e depois, como cenarista, onde conseguiu deixar um pouco de sua marca sombria.

Entusiasmado pelo grande número de revistas que surgiram na década de 1980, tentou publicar suas histórias em quadrinhos, mas elas eram consideradas muito "estranhas". Quando tentou fazer humor, criou o "Cãozinho sem pernas", que, nos dias de hoje, ainda é lembrado com saudade pelos seus fãs.

Mutarelli iniciou sua produção em histórias em quadrinhos por meio dos fanzines, edições alternativas com pequenas tiragens publicadas com recursos de xerox ou pequenas impressoras, distribuídas pelo próprio autor. Seus dois títulos, Over-12 (1988) e Solúvel (1989) tiveram 500 exemplares impressos pela extinta Editora Pro-C, de Francisco Marcatti, importante nome nos quadrinhos underground na década de 80, e hoje são raridades muito bem conservadas nas mãos de seus fiéis leitores.

Lourenço publicou ainda histórias de uma página na revista Animal, publicação mensal sob a editoração de Rogério de Campos, Fabio Zimbres, Priscila Farias e Newton Foot, e em outros títulos da Editora Vidente, de Gilberto Firmino. Com Marcatti e Glauco Mattoso editou a revista Tralha, também publicada pela Vidente.

O autor recebeu diversos prêmios como o da I Bienal Internacional de Quadrinhos do Rio de Janeiro e é aclamado por sua participação no cinema e no teatro. Criou a arte do filme Nina, dirigido por Heitor Dhalia, e escreveu o romance O Cheiro do Ralo, adaptado para o cinema, dirigido por Heitor Dhalia e estrelado por Selton Mello. Recentemente, seu romance O Natimorto foi adaptado para o teatro pelo dramaturgo Mário Bortolotto. Mutarelli escreveu também vários livros como "O natimorto", "Jesus Kid", "A caixa de areia" e "Teatro de Sombras", a maioria publicados pela Devir Editora.

Quebra-Torto

O Quebra-Torto com Letras é direcionado a estudantes do ensino médio e universitários e a previsão é de que 150 pessoas participem em cada uma das edições do evento. Os escritores terão de 20 a 30 minutos para apresentar seu trabalho no Clube Corumbaense.

O objetivo do evento é divulgar as produções literárias e pesquisas dos escritores, promover a interação entre os escritores e incentivar a leitura em públicos diversificados.

FAS

O 5º Festival América do Sul (FAS) acontece de 30 de abril a 4 de maio, em Corumbá. Busca produzir ações concretas para a aceleração da integração das nações sul-americanas promovendo um grande encontro que revela a diversidade cultural no continente, além de discutir temas relativos ao meio ambiente, à cultura, ao turismo e ao desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário: